Ruanda: pedalar para iluminar uma aldeia

  (Português/Español).

Uma companhia fornecedora de energia em Ruanda contrata pessoas para pedalar e gerar a eletricidade para o vilarejo de Kayonza, a 60 km da capital, Kigali.

François Nsengimana trabalha para a companhia de eletricidade Nuru e é um revendedor de energia. Os clientes pagam para que ele carregue as lâmpadas com seu gerador movido a pedaladas.

Um minuto pedalando gera 400 minutos de luz. Cada lâmpada recarregável custa cerca de R$ 12,50 e, para carregar a bateria, os clientes pagam menos de R$ 0,34.

A companhia Nuru fornece os geradores e as lâmpadas para comerciantes como François e permite que eles paguem à companhia em prestações com o dinheiro que ganham com a venda das lâmpadas.

Fonte: BBC Brasil.

Ruanda: pedalear para iluminar una aldea

En Ruanda, la empresa de energía Nuru contrata a personas para pedalear y de esta manera generar la electricidad necesaria para la aldea de Kayonza, a 60 kilómetros de la capital, Kigali.

Según publica una nota de la BBC, “apenas un minuto de pedaleo alcanza para suministrar seis horas de luz”.

La iniciativa de la empresa posibilita un precio accesible para los clientes de la empresa y genera una ganancia para quienes la generan (ver video de BBC).

La empresa tiene proyectos en otros países como India, pero hasta ahora Ruanda es el único país africano que implementa la generación de energía a partir del pedaleo.

http://www.lavoz.com.ar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.