Por Claudia Weinman, para Desacato.info.
Dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Romário Rossetto, de Porto Alegre, está em São Miguel do Oeste na tarde deste sábado, dia 06 de agosto, falando para diversas comunidades da região, sobre os perigos do uso e do consumo de agrotóxicos para a alimentação e saúde das pessoas.
Rossetto está participando do Seminário da Cidade, realizado pela Paróquia São Miguel Arcanjo, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Frente Urbana. Ele destacou que no Brasil, são 500 mil novos casos de câncer que aparecem todos os anos devido ao uso de veneno. Ele enfatizou ainda que 65% dos alimentos que chegam até a mesa dos consumidores são controlados por empresas multinacionais que estão preocupadas com a comercialização em grande escala e não, com a qualidade dos alimentos e a saúde das pessoas.
O controle da indústria sobre a alimentação dos seres humanos é para Rossetto, um ‘genocídio’. “Precisamos reverter essa situação, fazer o inverso do que a indústria determina”, ressaltou Rossetto, enfatizando ainda que o objetivo de sua participação no Seminário da Cidade, é construir esse debate frente a necessidade de garantir a soberania alimentar dos povos.
Rossetto detalha que em Porto Alegre, o Movimento dos Pequenos Agricultores tem trabalhado em uma experiência de alimentação saudável com a comercialização de cestas de produtos agroecológicas, além da organização de feiras livres e outras construções que possibilitam a afirmação de uma Aliança Camponesa e Operária.
Além da contribuição de Rossetto, acontecerá no Seminário da Cidade, um momento cultural e uma feira de alimentos e artesanatos.