Rodrigo de Haro ativa o novo livro de Raul Antelo, amanhã no Instituto Collaço Paulo

O livro “Rodrigo de Haro e a Ópera do Mundo” (Instituto Collaço Paulo/2024), de Raul Antelo, o primeiro empreendimento editorial impresso com o selo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, ganha lançamento amanhã, dia 29, entre 16h30 e 18h30, junto à realização de um Instituto Conversa com o autor. As vagas são limitadas, por ordem de chegada e a entrada é gratuita.

Professor, pesquisador e conferencista, Antelo escreve sobre um conjunto de 25 desenhos do consagrado artista que viveu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), e um dos mais eruditos da cena cultural de Santa Catarina. A gênese da publicação está no interesse do colecionador Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do instituto, de estabelecer parcerias e produzir pensamento em artes visuais.

Em 212 páginas que contemplam textos e a reprodução dos desenhos de Rodrigo de Haro (1939-2021) feitos em sua maioria nos anos 1970, o livro é fruto de um trabalho vigoroso de Antelo, em que a sua própria erudição está a serviço da enigmática produção artística. O resultado formal deste encontro entre as obras, o colecionador e o autor provoca interrogações em um leitor mais especializado no universo da literatura e das artes visuais. Estaria o livro na clave da literatura, seria uma obra literária? Seria um livro-catálogo de arte, uma alegoria antropológica? Uma alusão culta? Um ensaio artístico?

O livro e a sessão de autógrafos logo após o Instituto Conversa são um desdobramento da exposição “Máscara Humana”, que conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com esse engajamento empresarial, o Instituto Collaço Paulo concretiza o projeto editorial do primeiro impresso que será distribuído gratuitamente, garante o acesso das ações educativas e inclusivas, oferta o transporte para grupos de estudantes da rede pública municipal para acompanhar visitas mediadas e práticas imersivas.

Arqueologia contemporânea

No Instituto Conversa, Antelo aborda o processo de criação de “Rodrigo de Haro e a Ópera do Mundo”. Após um texto detalhado sobre o desenho ao longo da história da arte, o foco passa a ser cada um dos 25 desenhos pertencentes à Coleção Collaço Paulo. Com inúmeras citações, monta-se uma arqueologia contemporânea que entrecruza o sujeito, a literatura, a filosofia, as artes visuais, o cinema.

Autor de inúmeros livros e conferências, o autor lecionou literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atuou como pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guggenheim Fellow e professor visitante em universidades estrangeiras (Duke, Yale, Texas at Austin, Maryland, Leiden). Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo.

Entre os livros de sua autoria estão “Maria com Marcel. Duchamp nos Trópicos”; “Archifilologías Latinoamericanas; Visão e Potência-do-não”, “A Máquina Afilológica; En Muerte: Miniaturas Urbanas; Azulejos. Lo Transvisual y la Arqueología de lo Moderno”, “La Vida se Complica Cuando se Hallan Escombros a Cada Paso” e “Inventário de Sonhos Usados. Goya Plagia Didi-Huberman”. Editor de Mário de Andrade, Jorge Amado e João do Rio, preparou, em colaboração, “Lirismo+Crítica+Arte=Poesia. Um Século de Pauliceia Desvairada”.

 “Rodrigo de Haro e a Ópera do Mundo” tem coordenação editorial de Francine Goudel e Néri Pedroso, com a designer Lorena Galeri. Em sintonia, as profissionais apresentam uma edição elegante que faz sobressair a essência, os desenhos e o texto. Além da reprodução dos 25 desenhos, a publicação conta com uma apresentação de Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do Instituto Collaço Paulo, uma breve biografia de Rodrigo de Haro com uma foto feita por seu amigo, Gilberto Gerlach (1943-2021) e as minibiografias das pessoas envolvidas na produção do livro.

Erudição e conteúdo

Marcelo Collaço Paulo lembra que o seu primeiro contato com o professor Raul Antelo, ocorreu no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, em uma palestra dada por ele, quando comentou sobre “Olimpia”, pintura de Édouard Manet (1832-1883). “Ficamos impressionados com a descrição e principalmente sobre o detalhe da fita amarrada no pescoço. Através da professora Maria Aparecida Barbosa, intermediamos um convite à minha casa. Uma tarde incrível, entre um café e outro, fomos nos conhecendo. Sempre pensei em convidar alguém para olhar profundamente os desenhos do Rodrigo de Haro, dos anos 1970. Após, liguei para ele e fiz o convite. Acertos à parte, iniciou-se o trabalho. Passado um tempo, não muito longo, ele entrega uma obra literária. Nosso objetivo tinha sido conquistado. Após a inauguração do instituto, novas demandas apareceram e Antelo sempre esteve presente na nossa mente para somar-se ao grupo de trabalho, levando erudição e conteúdo”.

Desde então, Raul Antelo colocou o seu conhecimento também a serviço do Instituto Collaço Paulo. Entre abril e outubro de 2023, para compreender o pensamento e as manifestações culturais da sociedade contemporânea, idealizou e concretizou o programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”, composto de seis conferências, duas das quais proferidas por ele mesmo e as demais por pesquisadores convidados por ele.  As palestras estão disponíveis em nosso canal do youtube @institutocollacopaulo.

 Instituto Entrevista

O envolvimento de Raul Antelo em torno de Rodrigo de Haro, além do livro, resulta em um Instituto Conversa e abrange o convite para integrar outro programa do Instituto Collaço Paulo: o Instituto Entrevista, no qual se busca a construção de pensamento, memória e reflexões sobre artes visuais, as coleções, os colecionadores, as ações e os encontros, os temas, as visitas e os profissionais pesquisadores próximos deste trabalho voltados à arte e educação. Veja a abrangência do programa em: https://institutocollacopaulo.com.br/instituto-entrevista/

 Sinopse da mostra “Máscara Humana”

Ávido na observação da condição humana, em suas composições Rodrigo de Haro (1939-2021) recorre frequentemente ao símbolo da máscara. Objeto imprescindível no palco da humanidade, esse signo plural conduz nesta exposição por entre os temas explorados pelo artista na década de 1970, em um recorte da Coleção Collaço Paulo. A criação de personagens, as fabulações ambíguas e sujeitos que transparecem instinto e sexualidade encenam um tecido social libertário, mítico e fantasioso, produzidos em um período singular da história. As composições de forte carga simbólica têm suas raízes exercidas em um contexto local, mas em diálogo com a universalidade da arte e às questões atemporais dos indivíduos. A curadoria é de Francine Goudel.

Equipe Técnica

Acervo: Coleção Collaço Paulo

Acervo fotográfico: Espólio de Rodrigo de Haro – Arquivo Idésio Leal

Curadoria, expografia, produção executiva e textos: Francine Goudel

Assessoria de imprensa, revisão e edição de textos: Néri Pedroso

Material e ações educativas: Joana Amarante e Marcello Carpes

Coordenação de acervo e montagem: Cristina Maria Dalla Nora

Conservação e restauração do acervo: Sára Fermiano

Montagem: Flávio Xanxa Brunetto

Apoio de montagem: Adriano Lessa, Joana Amarante e Marcello Carpes

Material gráfico e identidade visual: Lorena Galeri

Gestão de mídias sociais: Natália Régis

Fotografia da coleção: Eduardo Marques

Captação de recurso e produção administrativa: Harmônica Arte e Entretenimento

Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio: Sesi

Apoio Cultural: Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte

Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis

 Serviço

O quê: mostra “Máscara Humana”, de Rodrigo de Haro

Quando: Até 26.4.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058

Quanto: gratuito

Serviço

O quê: Instituto Conversa com Raul Antelo e lançamento do livro “Rodrigo de Haro e a Ópera do Mundo”, de Raul Antelo

Quando: 29.10.2024, 16h30 às 18h (Inst. Conversa); 18h (sessão de autógrafos)

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058

Quanto: gratuito

 Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

[email protected]

Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

https://youtu.be/DAtZgLTUJH0

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio

Sesi

Apoio Cultural

Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte

Patrocínio

Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.