A borra de café pode ser guardada, depois de seca, é usada para muitas coisas boas como:
1. Tingir tecidos naturais
A maneira de se fazer a tinta está muito bem explicada aqui.
2. Pintar paredes
Para fazer a tinta de parede a técnica é a mesma que se usa para fazer tinta de terra, misturando com cola branca (a cascorex dá bom resultado) e água.
3. Tirar a graxa ou tinta das mãos
Misture com sabão em pó e esfregue nas mãos.
4. Afastar formigas
Cola com borra de café, bem grossa, passada nos lugares por onde as formigas entram em casa. A formiga faz um carreiro, caminho, preferencial então, você vai, simplesmente, interceptar este caminho.
5. Limpar lareira
Aí você deve usar a borra úmida do café, espalhada sobre as cinzas.
6. Evitar ferrugem
Ponha saquinhos de borra seca de café espalhados pelos locais úmidos onde possa ocorrer ferrugem. E troque os saquinhos de tanto em tanto. A borra seca de café absorverá a água excedente, que causa a ferrugem, e também os cheiros ruins que ficam nesses lugares.
7. Limpar a sujeira mais difícil
A borra de café, junto com água ou sabão líquido, funciona como adstringente e ajuda na limpeza de superfícies engorduradas ou com sujeira grudada.
8. Polir móveis
A borra de café misturada com água morna, fazendo uma pasta cremosa, é muito boa para polir móveis de madeira escura que estejam riscados ou sujos.
9. Desodorizante de ambiente
Um pote com borra seca de café é muito útil para tirar os maus cheiros do banheiros, da geladeira, da sala onde se fuma, e até do seu carro. Mas, troque de vez em quando porque isso não é milagre eterno e sim propriedade de absorção de odores.
10. Desentupir a pia e limpar os canos
Uma última dica, que me foi recordada pelo leitor Alf Oet, a quem agradeço, é o uso da borra de café na limpeza dos ralos e canos da pia da cozinha, do duche do banheiro, do tanque, enfim, de onde você acredite que precisa ser limpo. Basta jogar um bom punhado de borra de café cano abaixo, e abrir a água.
A borra é adstringente, ajuda a remover a gordura e restos de sabão que ficam grudados e é levemente abrasiva. Com a pressão da água se faz a limpeza (eu uso esse sistema em casa, pelo menos uma vez por semana e dá muito bom resultado). Não há risco de que o cano se entupa pois a borra de café não se aglutina, segue seu caminho com a água. Experimente.
E assim você poderá dar uma segunda utilização nobre às borras de café que a sua casa produz, sem jogar fora essa que é uma riqueza.
Ter uma vida mais sustentável é reduzir resíduos, lixo e até as compras. Quanto menos compramos, menos lixo produzimos.