#RetrospectivaSemanal do Portal Desacato, entre 14 e 19 de maio de 2018

    Chegou o frio pra valer em Florianópolis, onde fazemos a Retrospectiva Semanal. Amanhã as crianças vão ter um friozinho, ainda gostoso indo para a escola. Mas, quando chegar o inverno pode ser duro. Sim, particularmente se as crianças forem pobres e desprovidas do básico, a caminho da escola.

    Vamos embora com essa reflexão breve, fotográfica de Luciane Recieiri. Até o próximo domingo com outra Retrospectiva Semanal.

    Boa semana para todas e todos! Obrigado pela companhia.

    Raul Fitipaldi

    Guigo Ribeiro sempre escreve crônicas no espaço coletivo A Outra Reflexão. Desta vez a crônica toma forma de poesia e curta-metragem. Urgente, vivaz e mortal, sua crônica também analisa.

    Na sexta-feira, dia 18, José Álvaro Cardoso apresentou o primeiro capítulo do seriado semanal, Crimes Neoliberais, com uma bela edição de Caroline Dall ‘Agnol, imagens de Janaína Machado e produção de Manoela de Borba.

    A economista Débora Nunes analisou a política econômica brasileira adotada nos últimos quatro anos a partir do efeito efeito Dunning-Kruger. O resultado está a seguir:

    Na manhã da quinta-feira, dia 17, Claudia Weinman apresentou a edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, produzido no Extremo Oeste catarinense.

    A professora Elenira Vilela, na coluna coletiva A Outra Reflexão, afirmou que “atualmente estamos vivendo um processo de destruição do pouco que havia estruturado da educação pública”. O título do artigo é sugestivo.

    Mc Education??

    Foi apresentado mais um episódio, produzido e realizado por Julia Saggioratto, do seriado Vida em Resistência que nos ensina o significado das marcas na cultura guarani. Vida em Resistência é uma parceria entre o Portal Desacato e o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul.

    A mãe que vê sua filha se tornar adulta e sair de casa, mudar de cidade, deixar a ausência guardada em casa, expressa seu sentimento em poesia. Essa mulher é a jornalista Rosangela Bion de Assis.

    Vai borboleta

    Na quarta-feira que passou, Desacato apresentou mais um episódio de História de Lutas. Os vídeos sobre a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do transporte coletivo de passageiros de Florianópolis fazem parte da campanha homônima que inclui um livro, audiovisuais, um jornal comemorativa e outras peças de informação e divulgação.

    “Quantas vezes mais se buscará o espaço comercial para falar das lutas, mostrar as pautas e propor debates? A comunicação é um espaço de estratégias. O não entendimento desse elemento ocasiona derrotas e grandes retrocessos.” Com essa afirmação, a jornalista Claudia Weiman desenvolveu sua coluna de quintas-feira, no espaço coletivo, A Outra Reflexão.

    Comunicação importa

    O Informativo Paralelo, Edição Nº 70, Ao Vivo, estreou o novo estúdio da ACRACOM com um tema fundamental:130 anos depois, ainda tem escravidão no Brasil? No estúdio o Professor de História e escritor, Paulo Pinheiro Machado. Entrevistas e reportes em São Miguel do Oeste, Florianópolis e Caxias do Sul. 6 jornalistas servindo a você um debate que não encontrará na mídia convencional.

    Informativo Paralelo#70: 130 anos depois, ainda tem escravidão no Brasil?

    “Macri entregou o país ao estrangeiro; dilapidou as reservas que tinha acumulado com a dívida externa que tinha adquirido e propõe um ajuste econômico brutal para todos os argentinos.” O sofrimento do povo argentino ante o crime neoliberal que acabou com a soberania nacional em todas as ordens foi expressado na coluna de Débora Mabaires, em A Outra Reflexão do Portal Desacato.

    Mauricio Macri e seu plano perfeito

    ACRACOM estreou um novo estúdio. É de lá que se transmite ao vivo o Informativo Paralelo na sua terceira temporada. Felizes que estávamos quisemos mostrar para nossa audiência o novo espaço.

    Irônico e irreverente com as verdades absolutas, com as afirmações pétreas da academia, Repórter Descéo Machado, segue mergulhado e em debate com as fantasias, os fantasmas contemporâneos e os ideias.

    Fantasias do ideal

    Paulo Fortes esteve no Instituto Federal Catarinense – IFC de Abelardo Luz, no interior catarinense e conversou com Elodir Lourenço de Souza sobre uma paralisação de atividades feita pelos estudantes e professores do instituto que lutam pelo direito de transporte de docentes, educandos e servidores.

    O Professor em Saúde Pública da UFSC, Douglas Kovaleski afirmou na sua coluna n’A Outra Reflexão, sobre o debate do PL conhecido como Pacote do Veneno que “Por trás do debate sobre o veneno decorre um debate sobre a sociedade que queremos, pois a reforma agrária e a valorização da saúde e da vida ficam em xeque a partir das posturas da maioria da referida comissão.”

    Governo golpista envenena seu povo

    Na segunda-feira, 14 de maio, Caroline Dall ‘Agnol apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Se não assistiu ainda, tá na hora:

    Olhando além do que os “colunistas oficiais” da grande mídia monopólica e a esquerda brasileira observam, Rita Coitinho, coloca sua mira no açoitado Iêmen, pequeno, com uma população enorme e agredido por sua importância geoestratégica.

    Ninguém se comove com o Iêmen?

    Bom domingo a todas e todos!

    Hoje tem uma eleição transcendente para todos os latino-americanos e caribenhos. Com o ataque de quase duas décadas do império e da mídia monopólica, A República Bolivariana da Venezuela, que possui o sistema eleitoral e democrática mais dinâmico e moderno da região, vai às urnas.

    Enquanto lembramos nossas produções e coberturas da semana, ficamos atentos à terra de Simón Bolívar e Hugo Chávez.

    Por isso iniciamos a jornada com o grande Ali Primera.

    Vamos com ele até as 21h.

    Venha com A Outra Informação!

    1 COMENTÁRIO

    1. Muito bom todas as reportagens.Precisamos sempre estarmos CONSCIENTES dos assuntos que movimentam o país.É bom saber SEMPRE de tudo o que acontece.É através da informação “VERDADEIRA”que formaremos pessoas CONSCIENTES das verdades e mentiras que nos afetam.Informação,informação,informação e comunicação,comunicação,comunicacão VERDADEIRA para o povo aprender a DESALIENAR-SE desse sistema político-religioso CORRUPTO e ELITISTA.”Meu povo padece por falta de conhecimento”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here


    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.