#RetrospectivaSemanal do Portal Desacato, entre 14 e 19 de maio de 2018

    Chegou o frio pra valer em Florianópolis, onde fazemos a Retrospectiva Semanal. Amanhã as crianças vão ter um friozinho, ainda gostoso indo para a escola. Mas, quando chegar o inverno pode ser duro. Sim, particularmente se as crianças forem pobres e desprovidas do básico, a caminho da escola.

    Vamos embora com essa reflexão breve, fotográfica de Luciane Recieiri. Até o próximo domingo com outra Retrospectiva Semanal.

    Boa semana para todas e todos! Obrigado pela companhia.

    Raul Fitipaldi

    Ela 11. Ele 7

    Guigo Ribeiro sempre escreve crônicas no espaço coletivo A Outra Reflexão. Desta vez a crônica toma forma de poesia e curta-metragem. Urgente, vivaz e mortal, sua crônica também analisa.

    Dias atrás um prédio caiu

    Na sexta-feira, dia 18, José Álvaro Cardoso apresentou o primeiro capítulo do seriado semanal, Crimes Neoliberais, com uma bela edição de Caroline Dall ‘Agnol, imagens de Janaína Machado e produção de Manoela de Borba.

    A economista Débora Nunes analisou a política econômica brasileira adotada nos últimos quatro anos a partir do efeito efeito Dunning-Kruger. O resultado está a seguir:

    Ignorância, falso moralismo e cinismo: a vampiresca trindade que assombra as mulheres brasileiras

    Na manhã da quinta-feira, dia 17, Claudia Weinman apresentou a edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, produzido no Extremo Oeste catarinense.

    A professora Elenira Vilela, na coluna coletiva A Outra Reflexão, afirmou que “atualmente estamos vivendo um processo de destruição do pouco que havia estruturado da educação pública”. O título do artigo é sugestivo.

    Mc Education??

    Foi apresentado mais um episódio, produzido e realizado por Julia Saggioratto, do seriado Vida em Resistência que nos ensina o significado das marcas na cultura guarani. Vida em Resistência é uma parceria entre o Portal Desacato e o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul.

    A mãe que vê sua filha se tornar adulta e sair de casa, mudar de cidade, deixar a ausência guardada em casa, expressa seu sentimento em poesia. Essa mulher é a jornalista Rosangela Bion de Assis.

    Vai borboleta

    Na quarta-feira que passou, Desacato apresentou mais um episódio de História de Lutas. Os vídeos sobre a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do transporte coletivo de passageiros de Florianópolis fazem parte da campanha homônima que inclui um livro, audiovisuais, um jornal comemorativa e outras peças de informação e divulgação.

    “Quantas vezes mais se buscará o espaço comercial para falar das lutas, mostrar as pautas e propor debates? A comunicação é um espaço de estratégias. O não entendimento desse elemento ocasiona derrotas e grandes retrocessos.” Com essa afirmação, a jornalista Claudia Weiman desenvolveu sua coluna de quintas-feira, no espaço coletivo, A Outra Reflexão.

    Comunicação importa

    O Informativo Paralelo, Edição Nº 70, Ao Vivo, estreou o novo estúdio da ACRACOM com um tema fundamental:130 anos depois, ainda tem escravidão no Brasil? No estúdio o Professor de História e escritor, Paulo Pinheiro Machado. Entrevistas e reportes em São Miguel do Oeste, Florianópolis e Caxias do Sul. 6 jornalistas servindo a você um debate que não encontrará na mídia convencional.

    Informativo Paralelo#70: 130 anos depois, ainda tem escravidão no Brasil?

    “Macri entregou o país ao estrangeiro; dilapidou as reservas que tinha acumulado com a dívida externa que tinha adquirido e propõe um ajuste econômico brutal para todos os argentinos.” O sofrimento do povo argentino ante o crime neoliberal que acabou com a soberania nacional em todas as ordens foi expressado na coluna de Débora Mabaires, em A Outra Reflexão do Portal Desacato.

    Mauricio Macri e seu plano perfeito

    ACRACOM estreou um novo estúdio. É de lá que se transmite ao vivo o Informativo Paralelo na sua terceira temporada. Felizes que estávamos quisemos mostrar para nossa audiência o novo espaço.

    Irônico e irreverente com as verdades absolutas, com as afirmações pétreas da academia, Repórter Descéo Machado, segue mergulhado e em debate com as fantasias, os fantasmas contemporâneos e os ideias.

    Fantasias do ideal

    Paulo Fortes esteve no Instituto Federal Catarinense – IFC de Abelardo Luz, no interior catarinense e conversou com Elodir Lourenço de Souza sobre uma paralisação de atividades feita pelos estudantes e professores do instituto que lutam pelo direito de transporte de docentes, educandos e servidores.

    O Professor em Saúde Pública da UFSC, Douglas Kovaleski afirmou na sua coluna n’A Outra Reflexão, sobre o debate do PL conhecido como Pacote do Veneno que “Por trás do debate sobre o veneno decorre um debate sobre a sociedade que queremos, pois a reforma agrária e a valorização da saúde e da vida ficam em xeque a partir das posturas da maioria da referida comissão.”

    Governo golpista envenena seu povo

    Na segunda-feira, 14 de maio, Caroline Dall ‘Agnol apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Se não assistiu ainda, tá na hora:

    Olhando além do que os “colunistas oficiais” da grande mídia monopólica e a esquerda brasileira observam, Rita Coitinho, coloca sua mira no açoitado Iêmen, pequeno, com uma população enorme e agredido por sua importância geoestratégica.

    Ninguém se comove com o Iêmen?

    Bom domingo a todas e todos!

    Hoje tem uma eleição transcendente para todos os latino-americanos e caribenhos. Com o ataque de quase duas décadas do império e da mídia monopólica, A República Bolivariana da Venezuela, que possui o sistema eleitoral e democrática mais dinâmico e moderno da região, vai às urnas.

    Enquanto lembramos nossas produções e coberturas da semana, ficamos atentos à terra de Simón Bolívar e Hugo Chávez.

    Por isso iniciamos a jornada com o grande Ali Primera.

    Vamos com ele até as 21h.

    Venha com A Outra Informação!

    1 COMENTÁRIO

    1. Muito bom todas as reportagens.Precisamos sempre estarmos CONSCIENTES dos assuntos que movimentam o país.É bom saber SEMPRE de tudo o que acontece.É através da informação “VERDADEIRA”que formaremos pessoas CONSCIENTES das verdades e mentiras que nos afetam.Informação,informação,informação e comunicação,comunicação,comunicacão VERDADEIRA para o povo aprender a DESALIENAR-SE desse sistema político-religioso CORRUPTO e ELITISTA.”Meu povo padece por falta de conhecimento”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.