Fechamos esta Retrospectiva Semanal do Portal Desacato com a poesia em prosa capaz de nos enobrecer, resgatar nossa condição íntima e humana, solidária, fraterna e, além disso, mostrar outro ângulo no desespero. Luciane Recieri se estende numa prece pelas vítimas da catástrofe de São Paulo.
Com ela nos despedimos até o próximo domingo, no qual teremos mais histórias, notícias, artigos, imagens e reflexões para revisitar.
Até lá e obrigado pela companhia.
Raul Fitipaldi
Elenira Vilela, na sua coluna semanal d’A Outra Reflexão avaliou e refletiu sobre o significado do Ato de 1º de Maio na atual conjuntura e sobre a unidade da luta da Classe Trabalhadora.
Lurian, filha do ex-presidente Lula, fez sua intervenção no Ato de 1º de Maio em Curitiba, no palco instalado na Praça Santos Andrade. Desacato estava lá.
https://www.facebook.com/Portal.Desacato/videos/1701037536653370/?t=5
A antropóloga e jornalista, Sonia Weidner Maluf, fez uma crítica e uma avaliação indispensáveis sobre a situação da comunicação no Brasil. Com embasamento e lucidez, instala, mais uma vez, um tema estratégico e determinante num país que sofreu um golpe de estado parlamentar, jurídico e midiático.
A marcha dos manifestantes em Curitiba, no 1º de Maio, teve quase 10 km de extensão. Foi da praça Olga Benário até a praça Santos Andrade, do lado da Universidade Federal do Paraná. Desacato acompanhou todo o percurso com Caroline Dall ‘Agnol e Mayara Scalabrin Bergamo.
O valor do trabalho, a obtenção de um emprego, a situação de um desempregado imaginário e real, suscita em Guigo Ribeiro uma crônica descarnada, fortíssima e cheia de encanto.
Na praça Olga Benário, em Curitiba, perto da Polícia Federal, onde está preso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Claudia Weinman conversou com a professora e colunista do Portal Desacato, Elenira Vilela, sobre a importância do 1º de Maio e do ato em defesa do ex-mandatário.
Com a finalidade de melhor compreendermos a entrada das Organizações de Saúde no sistema de atenção em Florianópolis, o professor Douglas Kovaleski faz algumas precisões importantes, na sua coluna n’A Outra Reflexão.
A médica e deputada federal do PCdoB, Jandira Feghali também participou do 1º de Maio em Curitiba. Com ela falou Claudia Weinman.
A jornalista Rosangela Bion de Assis, continua passeando pelos becos da sua cidade natal, Florianópolis. A casa que suspira, possivelmente, se abriga no Ribeirão da Ilha. Quem sabe. É bom ler sua crônica poética n’A Outra Reflexão.
As integrantes do 8M de Florianópolis também estiveram presentes no 1º de Maio, em Curitiba. Caroline Dall ‘Agnol pesquisou sobre as reivindicações e o motivo da presença com Janine Satler.
As manipulações midiáticas, o favor aos amigos, a entrega da soberania nacional, as corridas cambiais estimuladas pelas decisões do governo, e quem paga a conta. Sobre isso tudo reflete na coluna coletiva, A Outra Reflexão, Débora Mabaires.
No 1º de Maio a comunidade kaingang se fez presente em Curitiba e apresentou seu apoio ao ex-presidente Lula da Silva, assim como suas reivindicações contra a descriminação e exigindo as demarcações de terra.
Repórter Descéo Machado não para de investigar, pensar e repensar os ritos, os mitos, as liturgias (inclusive as políticas)e as contradições do ser humano. A coluna coletiva, A Outra Reflexão, mergulha no intangível.
A cobertura do 1º de Maio no Portal Desacato, começou com a mensagem da Cooperativa Comunicacional e do veículo, dirigida aos trabalhadores e trabalhadoras no seu dia. A leitura foi de Claudia Weinman.
A imagem vendida pela mídia conservadora esconde a realidade e o dano que produz à população o agronegócio. Insegurança alimentar, infertilidade dos solos, uso indiscriminado de inseticidas, pesticidas e fertilizantes, desmatamentos, extermínio de animais endêmicos, enriquecimento de poucos e empobrecimento da maioria são alguns resultados do agronegócio. Elissandro Santana refletiu sobre isso.
A Oficina de escrita Momento Lilás, da pesquisadora Marinês da Rosa, levou 8 cartas de mulheres encarceradas no presídio feminino de Florianópolis para o ex-presidente Lula. Isso aconteceu um dia antes do 1º de Maio.
Na segunda-feira, 30 de abril, a pouco mais de 150 m da Polícia Federal, centenas de pessoas que chegaram a Curitiba para a vigília Lula Livre e para a comemoração do 1º de Maio, saudaram coletivamente o presidente Lula, para que ele escutasse desde a prisão.
As reflexões da coluna coletiva na semana que passou começaram com o texto da socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho. Rita escreveu sobre o alinhamento de Macron à política belicista de Trump que tem como objetivo principal atacar o Irã, embora para isso destrua Síria, como já destruíram Iraque e a Líbia.
Bom domingo para todas e todos! Iniciamos nossa tarefa no fim de semana dos 200 anos de Karl Marx.
Muita gente já viu o filme O Jovem Karl Marx, mas, se você não viu é uma boa pedida para um domingo cinza e com pinta de que vai chover em Florianópolis e região.
Assista e venha com a gente até as 21 h.
#Desacato11Anos
Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres!