Vamos fechando nosso encontro dominical com uma imagem capturada por nossa equipe que hoje visitou a Ocupação Fabiano de Cristo, em Florianópolis.
Lá, Rosangela Bion de Assis, Jana Machado e Marcelo Luiz Zapelini, filmaram e fizeram entrevistas que no decorrer da semana que começa serão entregues aos nossos leitores e leitoras.
Faz frio em Santa Catarina, mas não foi empecilho para que em Florianópolis e no Extremo Oeste, Desacato estivesse junto com os trabalhadores, trabalhadoras e excluídos do sistema capitalista.
Voltamos no próximo domingo com outra Retrospectiva Semanal. Amanhã, nossa diretora Tali Feld Gleiser, acompanha vocês com o comando da edição desde República Dominicana.
Bom descanso e até lá!
Raul Fitipaldi
A Outra Reflexão tem Guigo Ribeiro, ator, músico, escritor. De nenhuma das suas profissões abre mão quando escreve. Relata o mundo com um olhar único. Com esse olhar viu a greve de caminhoneiros assim:
Com a delicadeza e a firmeza que lhe é proverbial, a cientista social e escritora Luciane Recieri, de Jacareí, São Paulo, mais uma vez, através da crônica, por momentos poética, aborda um tema difícil, mal chamado tabu, porque na verdade é fruto da mais perversa intolerância, com maestria. Não perca!
Para o JTT do Oeste, Claudia Weinman procurou conversar com os cidadãos do Extremo Oeste sobre a greve dos caminhoneiros. Depois, parte das respostas mereceram uma reflexão da jornalista e diretora regional de Desacato.
O senhor pode falar com a gente? “Não! Mas está tudo tranquilo”
O Sintraturb tem se caracterizado durante toda sua existência por participar das lutas da cidade e do país, mesmo que sejam pautas que não pertençam ao sindicato. O membro da coordenação colegiada, Deonísio Linder, explicou a Rosangela Bion de Assis, a paralisação que aconteceu durante a semana.
A experiência da população brasileira durante a greve dos petroleiros foi peculiar, teve arestas e pontos de vista diferentes. A jornalista e fotógrafa, Mayara Bergamo, estreou seu espaço na coluna coletiva A Outra Reflexão, observando aspectos diversos dos que dominaram na grande mídia.
O vereador de Florianópolis, Lino Peres e a professora Elenira Vilela, colunista de Desacato, avaliaram a mobilização em apoio à greve dos petroleiros e contra as privatizações que aconteceu na passada quarta-feira.
Nossa colunista no México, licenciada em Relações Internacionais, Ana Rosa Moreno, afirmou que nenhum dos presidenciáveis mexicanos, responderam as perguntas mais importantes. A tradução é de Elissandro Santana.
México: Segundo debate presidencial e perguntas que nenhum candidato respondeu à altura
Rosangela Bion de Assis e Jana Machado informaram, na passada quarta-feira, ao vivo, da mobilização que houve em Florianópolis em defesa da greve dos petroleiros e contra as privatizações. Novamente, Florianópolis esteve presente na rua com muita energia e consciência.
O jornalista e professor de redação, Maurício dos Santos, afirmou na sua coluna d’A Outra Reflexão que “As múltiplas maneiras de aprender, saber e transmitir conhecimento ficam mais evidentes tanto com a teoria Psicogenética de Piaget, quanto à teoria sócio-histórica de Vygotsky.”.
Florianópolis, na quarta-feira se somou à mobilização nacional na defesa da greve dos petroleiros, contra as privatizações e pelos direitos e a democracia. Antes da mobilização Rosangela Bion de Assis entrevistou Renê Munaro, diretor presidente do Sintrasem.
Na coluna pessoal dentro d’A Outra Reflexão, José Álvaro Cardoso afirmou, à luz dos fatos das últimas semanas que “…sem energia não tem economia, sem economia não tem nação.”.
Ainda na quarta-feira, Desacato.info apresentou sua produção semanal em parceria com o DIEESE/SC: Crimes Neoliberais, com o economista José Álvaro Cardoso.
O povo argentino vai ocupando cada vez mais as ruas para protestar contra os negócios familiares e entre amigos de Maurício Macri e a destruição da soberania nacional. São milhares cotidianamente. Débora Mabaires apresenta a situação da Argentina em sua coluna semanal, desde Buenos Aires.
Na quarta-feira, Caroline Dall ‘Agnol preparou um simpático compêndio de pequenos recortes para nos dizer que quem paga a conta dos atos do desgoverno Temer somos NÓS!
O cinema de ficção e a realidade surreal do Brasil são os ingredientes da nova crônica de Repórter Descéo Machado, o jornalista virtual que toda semana ocupa a coluna coletiva “A Outra Reflexão”. Imperdível.
O cobrador de ônibus e membro do Sintraturb, Joaquim “Quinzinho” Nascimento, também deu seu depoimento sobre a paralisação em apoio aos petroleiros, na terça-feira, dia 29 de maio.
A jornalista Elaine Tavares trouxe na semana uma análise de conjuntura que traçou o roteiro da direita e a perplexidade da esquerda desde as mobilizações de 2013 até a greve dos caminhoneiros. A acensão de pensamentos fascistas, as demandas reais e tudo o que se deflagrou até nossos dias no cenário político. Desacato publicou essa análise na coluna coletiva A Outra Reflexão.
O Sintraturb, categoria que reúne os trabalhadores e trabalhadoras do transporte público de passageiros de Florianópolis e região, chamou a assembleia na terça, dia 29 de maio, que deflagrou uma paralisação parcial em apoio à greve dos caminhoneiros e respaldando também uma pauta própria do sindicato. A respeito, Rosangela Bion de Assis, entrevistou Antônio Carlos Martins.
O professor em Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, Douglas Kovaleski aportou outra visão sobre a greve dos caminhoneiros na sua coluna semanal.
Segunda-feira, dia 28 de junho, Caroline Dall ‘Agnol e Mayara Santos, no JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, buscavam a opinião dos florianopolitanos sobre a greve dos caminhoneiros. Confira o que as pessoas falaram:
Na sua coluna n’A Outra Reflexão, a socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho, nos fez refletir, na segunda-feira, sobre o quanto nos afetam as questões geopolíticas que incidem na política petroleira do Brasil.
Bom domingo para todas e todos!
Antes de começar nossa retrospectiva, deixamos um filme extraordinário para o fim de tarde de domingo. Trata-se do clássico “Parente é serpente” do grande roteirista e diretor de cinema italiano, Mário Monicelli, falecido em Roma em 2010.
O filme está dublado, mas, mantém o primor estético e irônico da pela.
Vamos lá então? Ficamos juntos até as 21 h.