Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre 2 e 7 de julho de 2018

Hoje, a internet brincou com o editor. Fora do ar na maioria do tempo, com notícias tão transcendentes que percorriam o mundo, o editor se limitou quase que a esta retrospectiva. Ainda assim, deixando algum material de lado.

Por isso, a bem de levantar seu próprio ânimo, e amante de saraus que é, decidiu se despedir de todas e todos vocês com as imagens do Sarau Literário que houve na querida São Miguel do Oeste. Por sorte lá estavam Claudia Weinman, Julia Saggioratto, Paulo Fortes e Eliezer de Oliveira. Então, é como se o editor tivesse estado lá, e vocês também.

Com essas imagens nos despedimos até a próxima Retrospectiva Semanal. Obrigado pela companhia fraterna!

Até amanhã, com Tali Feld Gleiser, comandando a edição na belíssima República Dominicana.

Boa noite e boa semana!

Raul Fitipaldi

Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres!

Luciane Recieri, não raro, antes de escrever bisbilhota seu baú de lembranças. Luciane tece relações de tempos cruzados em boa parte de suas crônicas. Aqui a nova crônica na coluna coletiva, A Outra Reflexão.

Véspera de Natal como sábado de manhã com sol e pagamento

A miséria moral dos piadistas fóbicos, seu cinismo e calhordice, deram combustível para a nova crônica, irônica e sutil de Guigo Ribeiro.

Se eu te der um comentário racista, você me dá um like?

O novo capítulo de Crimes Neoliberais, apresentado pelo economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, foi ao ar na sexta-feira, com edição de Caroline Dall ‘Agnol.

 

Depois que a polícia derrubou os barracos das famílias da Ocupação Marielle Franco, Rosangela Bion de Assis, transformou a dor em poesia.

Primeiro passo

Em mais uma entrevista na comunidade de Caibi, onde as famílias lutam pela manutenção da escola rural, Claudia Weinman conversou com o professor William Simões.

O cientista social Fernando Calheiros segue acompanhando as mobilizações dos sem teto de Florianópolis e região. Esteve na mobilização que faz 10 dias fizeram as comunidades no centro da capital catarinense e a descreve na sua coluna semanal.

Ato unificado dos sem-teto reivindica o direito à moradia e o fim da violência nas ocupações urbanas da Grande Florianópolis

Dando visibilidade à luta da comunidade de Caibi pela manutenção da sua escola rural, no interior do Extremo Oeste catarinense, Claudia Weinman entrevistou a mãe de duas crianças que lá estudam.

A jornalista Giselle Zambiazzi, utilizou sua coluna n’A Outra Reflexão para denunciar a atuação de dois promotores públicos do Estado de Santa Catarina em favor do machismo, a homofobia e da retirada de liberdade de expressão nas escolas.

Dois promotores do Ministério Público catarinense defendem a manutenção de uma sociedade homofóbica e machista

A possibilidade do fechamento de uma escola de campo em Caibi, comunidade do Extremo Oeste de Santa Catarina. Claudia Weiman foi lá e entrevistou as pessoas que se mobilizaram em defesa da escola. Esta foi a primeira entrevista.

Elissandro Santana, ocupou sua coluna semanal para nos recomendar uma obra: Lixo Extraordinário, de Vik Muniz e Alexei Bueno. Leia seus motivos:

Metafísica dos restos em “Lixo Extraordinário” (intento de resenha)

Em atividade em defesa da educação de qualidade, estudantes e professores e professoras aposentados e na ativa, se mobilizaram em Santa Catarina, na semana que passou.

Para avaliar o ato, Rosangela Bion de Assis, entrevistou o professor Michel Flor, do SINTE/SC.

Com as eleições se aproximando, a jornalista Elaine Tavares traçou uma foto do que está sendo construído em matéria eleitoral em Santa Catarina. Parece que não há grandes surpresas.

Eleições em Santa Catarina, nada de novo no front

Estudantes foram até a Assembleia Legislativa de Santa Catarina para exigir que se freie com o sucateamento da educação. Rosangela Bion de Assis estava lá e falou com uma diretora da União Catarinense dos Estudantes.

No segundo texto que o Professor de Saúde Pública da UFSC, Douglas Kovaleski, publicou sobre a alienação em saúde, afirmou que “as formas de adoecimento correspondem ao sofrimento pessoal de cada trabalhador isolado em uma classe com dificuldades de se ver como classe (para a maioria dos trabalhadores) e, devido a isso, cada vez menos organizada e mais vulnerável diante dos avanços do capital”.

Sobre a alienação em saúde 2

Professores e estudantes de Santa Catarina foram à rua e depois se manifestaram na Assembleia Legislativa do Estado, contra o sucateamento da educação. Rosangela Bion de Assis conversou ao vivo com eles e elas. Confira!

Comunicadores, colunistas, intelectuais de esquerda, assim que surgiram os eventos de violência na Nicarágua culparam Daniel Ortega. Muitos fizeram isso, muito tempo atrás, quando da agressão da OTAN que destruiu a Iugoslávia, demonizando além da conta Slobodan Milosevic, e servindo aos propósitos do imperialismo. Por isso é bom ter uma outra leitura dos fatos que lastimam a terra de Sandino. Rita Coitinho nos oferece essa possibilidade.

Na Nicarágua, começam a cair as máscaras

A jornalista Julia Saggioratto apresentou mais um belo episódio exclusivo do seriado Vida Em Resistência. O título do programa publicado no dia 4 de julho foi: Terra E Vida para os Povos Indígenas. Não vai perder, né?

Vida Em Resistência é uma produção e realização da Cooperativa Comunicacional Sul com o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul e o Portal Desacato.

A Outra Reflexão da semana começou com o trabalho dos economistas, Daniel Silva e Larissa Alves, focando o Estado do Pará e a exploração dos minérios e do ser humano. Importantíssima leitura.

Mineração e pobreza, um retrato dos municípios paraenses que exploram recursos minerais

Bom domingo a todas e todos! Céu com sol, clima ameno e uma leve brisa na Ilha de Santa Catarina, 19ºC no Portal Desacato.

Começamos lembrando a cobertura que o JTT, com apresentação de Rosangela Bion de Assis, fez na Ocupação Marielle, a minutos do centro de Florianópolis.

Vamos até as 21 h, dando visibilidade à luta dos excluídos do sistema. Ao fim, não é fácil ser Amarildos, Rafaéis Braga, os Vítores Kaingang ou Marielles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.