Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre 17 e 22 de setembro

Hoje se completam 45 anos de quando Pablo Neruda foi conversar com a Pachamama. Morreu, foi morto? Os anos resolverão essa inquietante pergunta.

Fechamos a edição de hoje, lembrando Pablo que virou semente apenas começava a Primavera, da qual um dia escreveu uma ode maravilhosa. Aqui um trecho, para dormir com o abrigo do gênio chileno da Pátria Grande.

Amanhã voltamos com o comando na edição da conterrânea territorial e ideológica de Pablo, Tali Feld Gleiser.

Até a próxima Retrospectiva. Obrigado pela companhia. Tchau!

Raul Fitipaldi
—————–

Ode à Primavera – Trecho
Pablo Neruda

Quando
com as tuas mágicas mãos de fada
e as mãos do povo,
quando sobre a terra
o fogo e o amor
tocarem os teus bailarinos
pés de nácar
quando tu,
Primavera,
entrares
em todas
as casas dos homens,
amar-te-ei sem pecado,
desordenada dália,
acácia louca,
amada,
contigo, com o teu aroma,
com a tua abundância, sem remorsos,
com a tua imaculada neve abrasadora,
com as tuas nascentes mais transbordantes,
sem alterar o destino de outros homens,
com o misterioso mel das diurnas abelhas,
sem que os negros tenham
que viver separados
dos brancos
Ó Primavera…

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Mulher tem que casar? É obrigada a ter um marido? Mulher, hein mulher, se casar perde a identidade? Olha aí a crônica breve de Luciane Recieri.

Quando casar sara…

Na cidade fronteiriça de São Miguel do Oeste, no local da livraria Objetivo, a equipe oestina de Desacato participou de um novo Sarau Literário. Claudia Weinman, Julia Saggioratto, Paulo Fortes, Eliezer Oliveira e Ricardo Souza, compartilharam o evento, ao vivo, com todas e todos nós.

Os Monólogos do Cotidiano, do escritor paulista Guigo Ribeiro, abordaram O Voto. Um dos seus personagens afirma que todos os políticos são iguais. O escritor e apresentador argentino, Alejandro Dolina, disse uma vez respondendo a essa afirmação: “Para um analfabeto, os livros também são todos iguais.”

Monólogos Cotidianos – O Voto

Ao interior do Congresso estadunidense, em Washington,  houve um protesto original pela igualdade de direitos, que Ronnie Huete Salgado, capturou para os leitores e leitoras do Desacato.

A doutora em filosofia Evânia Reich, fez estreia da sua coluna n’A Outra Reflexão da semana que passou. Seu olhar possou na intervenção militar no Rio de Janeiro. O sofrimento social ocasionado por essa decisão do estado brasileiro é analisado por Evânia. Leia!

O sofrimento social no Brasil causado pela violência militar

O Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, produzido em São Miguel do Oeste denunciou, mais uma vez, a agressão que sofrem os povos indígenas. O JTT 45º foi apresentado por Claudia Weinman.

A inquietação da jornalista Claudia Weinman, no Dia do “Gaúcho”, passa a se funde com sua inquietação social, histórica, antropológica. De repente a inquietação aumenta: um casebre velho, a solidão, um grito afogado de milhares e milhares de indígenas e de peões.

Inquietação: “Com gritos de resistência Catarina vê a guerra”

Uma transmissão ao vivo chamou a atenção da audiência. Rosangela Bion de Assis mostrou, ao vivo, na quarta-feira, 19, uma peça de teatro muitíssimo especial, apresentada no Largo da Catedral, em Florianópolis.

Não perca, vai se emocionar.

A Outra Reflexão da jornalista Elaine Tavares remete a um genocídio que não pode se ocultar com sofismas, eufemismos e mentiras. Diz a escritora: “A escravidão é uma chaga aberta ainda no Brasil, e o sequestro de milhões de pessoas nunca foi reparado. Passados séculos o povo negro segue marcado por uma realidade que não buscou.”

O sangue negro de todos os dias

O programa Crimes Neoliberais, apresentado por José Álvaro Cardoso, comparou a situação que vivem a Argentina de Maurício Macri e o Brasil do estado de exceção.

Todas as quartas, um novo crime é revelado pela parceria DIEESE/Portal Desacato.

Apresentação: José Álvaro Cardoso
Imagens: Janaína Machado
Edição: James Ratiere
Direção Geral de Jornalismo: Tali Feld Gleiser

A licenciada em Relações Internacionais, Ana Rosa Moreno, descreveu os acontecimentos que mobilizaram os estudantes mexicanos e os movimentos sociais da América Latina, a partir da ocupação estudantil da UNAM – Universidade Nacional Autônoma de México. No fim do governo conservador de Enrique Peña Nieto, e antes da assunção de Andrés Manoel López Obrador, o México ferve.

Fuera “porros”! Vândalos” da Universidade Autônoma do México (UNAM)

Apenas terminado o ato organizado para receber o candidato a presidente, Fernando Haddad, e a candidata à vice-presidência, Manuela D’ Ávila, no Largo da Catedral, em Florianópolis, Desacato entrevistou os candidatos, estaduais e federais, do Partido dos Trabalhadores, Dirceu Dresch, Luciane Carminatti, Elenira Vilela, Lino Peres e Carla Ayres. Confira.

Na terça-feira, dia 18 de setembro, a edição do Informativo Paralelo foi reprisada, porque a equipe do Portal Desacato, como já fez antes com a presença do candidato a vice-presidente do PSTU, Hertz Dias, e os candidatos do Psol, Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, agora cobriu a visita a Florianópolis dos candidatos Fernando Haddad e Manuela D’ Ávila. Aqui a coletiva de imprensa.

O Professor de Saúde Pública da UFSC, Douglas Kovaleski, depois de vários artigos sobre a alienação, na coluna coletiva “A Outra Reflexão”, se debruçou sobre as formas de superá-la. “Afinal, é preciso fomentar a esperança entre os trabalhadores em tempos tão difíceis como vivem-se no Brasil”.

A política para a superação da alienação

O JTT – Jornal dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da segunda-feira, 17 de setembro, teve como palavra chave: Precariado. Rosangela Bion de Assis com imagens de Jana Machado entrevistou as advogadas dos casos de assédio na UDESC, à população de rua que sofre com a falta de políticas públicas e no Fala Pra Mayara perguntamos: Você acredita que a grande mídia favorece candidatos(as)? A jornalista Elaine Tavares analisou as enquetes. A filósofa e colunista d’A Outra Reflexão, Evânia Reich falou da dor social. Se não assistiu, não perdeu, ainda está aqui!

Bom dia a todas e todos! Feliz Primavera!

Iniciamos a tarefa de hoje na Ilha de Santa Catarina, com vento primaveril e 21ºC. Lembraremos reflexões, textos, artigos, produções e realizações jornalísticas e culturais onde Desacato esteve presente.

Com a brisa da Primavera e o amor pela Pacha Mama navegamos juntos até as 21h. Embarque!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.