Fechamos a tarefa de hoje com “O Som Estrondoso da Exclusão”. Esse foi o título da edição de quinta-feira do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, produzido e gravado em Paraíso e São Miguel do Oeste. Claudia Weinman trouxe mais um capítulo sobre a luta de uma professora surda.
Com essa caminhada pela inclusão e o respeito aos direitos humanos, concluímos a jornada. No teclado o temor de tempos com mais exclusão, fobias e violência. Refletir sobre isso e mudar o rumo da contenda eleitoral é fundamental para a Vida da Democracia.
Até o próximo domingo, boa semana para todas e todos.
Obrigado pela companhia. Seguimos amanhã com a edição de Claudia Weinman.
Um abraço!
Raul Fitipaldi
Luciane Recieri plasmou na crônica reflexiva seus contatos comuns com pai e mãe. Uma fotografia íntima gravada na pele. Leia!
Irmão Celson, Samuel Pantoja Lima e Eliz Bueno, as notais musicais do JTT – Jornal dos Trabalhadores de Trabalhadoras, na sua edição de Cultura. Apresentação: Mayara Santos. Edição: James Ratiere.
Mordaz, potente, Guigo Ribeiro interpreta a linha do candidato fascista ao governo do Brasil. O texto é rápido, ácido, doloroso e urgente. O fascismo cultural estampado.
Ontem, a jornalista e apresentadora Claudia Weinman conversou ontem, ao vivo, com o professor de história Edinaldo Enoque. Assista!
Depois de 30 anos de jornalismo, a colega e escritora Rosangela Bion de Assis tem conhecimento para declarar: “Nessas últimas décadas a essência do que fazemos em termos de comunicação não mudou: continuamos disputando o discurso com uma mídia empresarial que distorce, oculta e criminaliza”.
Esta semana, a jornalista e apresentadora, Claudia Weinman, lembrou-nos a todas e todos, da importância de apoiar o desenvolvimento da mídia independente.
A tristeza, o medo, a dor, a precariedade, isso tudo são ferramentas do dominador, do explorador, do escravizador. A doutora em Filosofia pela UFSC, Evânia E. Reich transita nas suas pesquisas pela dolorosa esteira do precariado e comparte suas reflexões com as leitoras e leitores.
O programa apresentado pelo economista José Álvaro Cardoso, toda quarta-feira no Portal Desacato, desvenda e revela os crimes que se cometem no Brasil a partir do golpe de 2016.
Assista!
O professor em Saúde Pública, Douglas Kovaleski, na coluna coletiva A Outra Reflexão, mais uma vez convidou a um debate mais profundo e pedagógico. Seu texto trabalhou a categoria subalternidade a partir da matriz gramsciana de pensamento. Não deixe de ler!
O Desafio da Educação Escolar Indígena, foi apresentado na edição #16 do programa #VidaEmResistência. Pela importância do assunto, Julia Saggioratto voltou a publicar aquela realização.
“Não se distraia. O debate não é moral, embora seja essa a cortina de fumaça que encobre as eleições presidenciais no Brasil.” Na sua coluna de segunda-feira, dia 8 de outubro, essa foi a afirmação da socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho. Artigo imprescindível n’A Outra Reflexão.
Assista o programa quinzenal apresentado pela jornalista Julia Saggioratto, nas terças-feiras, às 14h. A lutas dos irmãos e irmãs indígena está ali.
VER é uma produção e realização do Portal Desacato, a Cooperativa Comunicacional Sul e o Conselho Indigenista Missionário/Sul.
No Informativo Paralelo de terça-feira, Jana Machado, Izabel Fávero, Rita Coitinho, Rosangela Bion de Assis, Claudia Weinman, Douglas Kovaleski e Raul Fitipaldi, avaliaram ao vivo o resultado eleitoral de 7 de outubro, na rádio Planeta Ilha e no Portal Desacato. Se não assistiu nem escutou, aproveite que hoje é domingo.
A “Batalha da Praça da Sé”, que marcou o encontro em plena rua dos integralistas pró fascistas e nazistas, com Frente Única Antifascista, Partido Comunista Brasileiro, foi trazida à nossa memória n’A Outra Reflexão de José Álvaro Cardoso. Registro histórico oportuno pelo fato e pela data.
Bom domingo a todas e todos!
Vai concluindo o feriadão, neste domingo cinza com 18ºC na ilha de Santa Catarina, enquanto a tensão eleitoral volta ao primeiro plano no dia a dia das pessoas. Iniciamos a jornada com nossa posição em relação ao pleito eleitoral que terá desfecho no dia 28 de outubro.
Vamos juntos e juntas até as 21 h. Venha!