Redação
Na coluna Papo de Quebrada dessa manhã, 29, no JTT – A Manhã Com Dignidade, Luis BL entrevistou a Isabela da “Rede com a Rua” e do “Movimento restaurante popular público em Floripa já” sobre o restaurante popular de Florianópolis que foi inaugurado hoje pela prefeitura. No entanto, não foi concluída a contratação da Organização Social (OS) que fará a operacionalização do restaurante. Ou seja, terá inauguração do local, mas sem entrega de refeição.
A reivindicação por parte dos movimentos sociais para a construção de um restaurante popular em Florianópolis é antiga, fruto de uma intensa mobilização social. Não é mérito da gestão do prefeito Gean Loreiro, que nunca teve interesse na construção do restaurante, mas que agora o inaugura como uma tática eleitoreira.
A construção do restaurante popular é de extrema importância, ainda mais no período em que estamos vivendo de crescente insegurança alimentar. No entanto, é insuficiente para garantir o direito à uma alimentação adequada para toda a população de Florianópolis que necessita, direito que está previsto na constituição brasileira. Como coloca Isabela, é necessária uma política pública de segurança alimentar.
A construção do restaurante popular é uma vitória dos movimentos de esquerda, mas há ainda um longo caminho a ser percorrido para o combate à fome e pela soberania alimentar de toda população.
Assista a entrevista completa abaixo: