Residentes em saúde vão parar na Greve Geral

DIA 30 DE JUNHO – RESIDENTES NA GREVE GERAL

Os residentes multiprofissionais e em área profissional da saúde manifestam apoio a greve geral e somam-se à luta dos trabalhadores no dia 30 de junho de 2017, contra a reforma da previdência, desmonte da CLT e pelas Diretas Já. Em tempos de contrarreformas, resistir e lutar se torna fundamental para a garantia de direitos dos trabalhadores, os quais vem sendo sistematicamente atacados e ameaçados pelo governo ilegítimo de Michel Temer e pelo Congresso Nacional.

Nesta conjuntura de desmontes, nós residentes somos cotidianamente afetados. Precisamos discutir os reflexos desse momento para as residências em saúde, que vulgarmente tornaram-se uma maneira de obter mão de obra barata e qualificada, perdendo sua proposta de formação em serviço no SUS e para o SUS. Somos condicionados a uma Jornada de 60 horas semanais, tendo de exercer as atividades em cenários de práticas fragilizados, sofrendo inúmeras situações de assédio moral e perseguição. As instituições oferecem programas com a perspectiva de suprir demandas locais, se utilizando da mão de obra barata, gerando cotidianamente adoecimentos aos residentes.

Esse cenário infelizmente só tende a se intensificar. Nesse sentido não só apoiamos a greve geral do dia 30 de junho, como também somamos nossas forças as frentes sindicais, movimentos sociais e grupos políticos que defendem o restabelecimento da democracia, que lutam contra os ataques constantes ao estado democrático de direito, ao SUS e as residências em SAÚDE.

NÃO AO ASSÉDIO MORAL
REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA
SAÚDE NÃO É MERCADORIA
SUS É NOSSO
FORA TEMER
DIRETAS JÁ

Fonte: Fórum Nacional de Residentes em Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.