Luanda, 18 set (Prensa Latina) – O diretor do Museu de Antropologia, Américo Kwononoca, defendeu a necessidade de realizar anualmente um festival de dança tradicional tchianda, como forma de resgatar o folclore da região leste de Angola.
O também historiador Kwononoca propôs promover a cultura em um evento na província de Moxico, em ocasião do aniversário 95 da fundação desse território, informou o Jornal de Angola.
Ao abordar elementos da dança tradicional tchianda, manifestou que além de ser típica de províncias angolanas como Moxico, Luanda Norte e Luanda Sul, se pratica também em países vizinhos como a República Democrática do Congo e Zâmbia.
Um povo só é conhecido através de sua cultura, por isso a riqueza tradicional e os valores étnicos e linguísticos típicos da cada país devem ser valorizados mediante políticas que honram seus hábitos e costumes, assinalou a fonte.
Como parte do resgate da cultura angolana, o Governo promove em todo o país diversas ações para revitalizar línguas nacionais, danças e outras manifestações da cultura popular.
Melhor pra mim