Relator vai apresentar reforma da Previdência sem capitalização

Foto: EBC.

Por Victor Ohana.

O relatório da reforma da Previdência que será apresentado nesta quinta-feira 13, na Câmara, terá mudanças importantes em relação à proposta original entregue por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. Segundo o relator Samuel Moreira (PSDB-SP), ficarão de fora a capitalização (ponto fundamental, segundo o ministro da Economia, para o sucesso da proposta), as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as alterações nas aposentadorias rurais e do magistério. Os membros da Comissão Especial da Câmara, responsável pela pauta, adiantaram as mudanças em coletiva de imprensa nesta noite de quarta-feira 12.

Paulo Guedes, que recentemente ameaçou deixar o governo se tiver sua proposta vetada, foi citado na entrevista. “Não vou dizer que ele esteja satisfeito, mas a democracia é assim. O poder executivo não comanda sozinho”, alfinetou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Maia defendeu que a criação da capitalização só seria viável se a economia brasileira estivesse forte. O líder citou o exemplo da capitalização no Chile, onde a Previdência ficou defasada e os aposentados recebem bem menos do que pouparam – levando a uma taxa recorde de suicídio entre idosos. Fazendo o jogo político, Maia apontou que este caminho ainda é uma perspectiva para o futuro, mas disse levar em conta a proposta de capitalização do deputado Mauro Benevides (PDT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.