Por Dinovaldo Gilioli, para Desacato.info.
Conceitualmente a palavra reforma traz em si um significado positivo. A rigor, ninguém reforma nada para piorar. Segundo o dicionário Aurélio, reformar quer dizer: 1) emendar, corrigir, retificar; 2) melhorar, aprimorar; 3) confirmar, ratificar…
Como se observa, teoricamente em nenhum momento a palavra reformar tem sentido negativo. No entanto, na prática, uma reforma pode trazer benefício para alguns e prejuízo para outros; ou ainda, benefícios para a maioria e vice-versa.
Esse labirinto de palavras é só para dizer que uma coisa é o que está escrito no dicionário e outra coisa o sentido que os seres humanos dão às palavras, e o que fazem com elas para atingirem os seus objetivos.
Daí constato que todo presidente de um país deveria cumprir, além do que está na constituição, o que está escrito também no dicionário. Ora, se reformar significa corrigir, melhorar ou – na pior das hipóteses confirmar, ratificar, é hipocrisia fazer reformas para piorar as coisas.
Como na vida política a ingenuidade morreu de velha se tomarmos como exemplos as “reformas” da previdência e a trabalhista, pretendidas por Michel Temer, é preciso continuar bem atento e reagindo ao que aí está.
—
Foto: Bruno Gilioli.