O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação segue no dia 17 de novembro, às 19h30, com o programa público Instituto Conversa. Neste segundo encontro, a convidada é Ana Maria Tavares Cavalcanti, doutora em história da arte e professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua na graduação e pós-graduação. O tema “Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias” amplia a compreensão do contexto da criação do século 19 e 20 e busca significados de percepções técnicas e culturais daquele momento. Em formato virtual, pelo Youtube, em https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo.
Inaugurado no dia 3 de novembro, realizado em formato híbrido, presencial e virtual, o programa alarga as metas do Plano Educativo do instituto e prevê quatro encontros que oferecem a possibilidade de aprendizagem e diálogo de temas estruturantes sobre a teoria e o sistema de arte. Os convidados são do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O primeiro encontro, presencial, com Francine Goudel, curadora-chefe da instituição, se deu com a abordagem “Mais humano: Como Nasce uma Exposição e um Centro de Arte e Educação”. A mostra em questão – “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” – fica aberta até o dia 21 de janeiro de 2023 (veja serviço).
Além da proposta curatorial que propõe a expansão reflexiva sobre temas históricos nas artes visuais, a intenção é discutir sobre o sentido social na disponibilização de obras inéditas no contexto expositivo de Florianópolis, as possíveis conexões de acervos com o tempo presente e outras nuances da arte e do pensamento.
Sete eixos de trabalho
O Plano Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação aposta na formação a partir da visibilidade da Coleção Collaço Paulo com atividades, abertas e gratuitas, em torno de sete eixos voltados ao atendimento do público constituído para diferentes interesses e faixas etárias. Essas ações – visitas educativas, percursos, práticas imersivas, materiais educativos, formação com professores, Sábados com Arte e programas públicos – adotam uma série de recursos, de jogos e propostas lúdicas, de diálogos, reflexões e encontros que ocorrem no ateliê de imersão, nas áreas de convivência ou no próprio espaço expositivo do instituto.
As práticas de mediação e de imersão são acompanhadas por um arte educador, orientadas a partir de propostas em sintonia com a curadoria. A cada exposição é elaborado um material educativo voltado aos professores, educadores e pesquisadores. Os materiais estimulam a leitura de imagens de algumas obras, como forma de ampliação dos debates, mas também com fins de registro e pesquisa, e podem ser adaptados a cada faixa etária e aos objetivos de cada grupo.
Os encontros formativos com professores buscam uma primeira aproximação de professores, educadores e pesquisadores com a proposta da mostra, intencionando posteriormente trazer grupos para visitação. Os Sábados com Arte quer afetividade, encontros intergeracionais, familiares – crianças acompanhadas de seus responsáveis -, visitantes espontâneos. Deseja possibilitar, também, o contato com outros espaços culturais, reforçando o papel de difusor da arte, da educação e da cultura.
Os programas públicos almejam estimular pesquisas e discussões em torno das propostas curatoriais com ciclos de debate, encontros abertos, lançamentos editoriais e apresentações de temas que articulem as problemáticas da coleção e das exposições. A intenção é amplificar a dimensão educativa do instituto ao conectar-se com outras instituições e pesquisadores, além de criar material de documentação e estudo. Os programas públicos ideados são o Instituto Conversa, Instituto Estuda, Instituto Homenagem, Instituto Entrevista e o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC).
Instituto Conversa
O Instituto Conversa se articula em uma fala do pesquisador convidado com duração aproximada de 40 a 60 minutos, seguida de uma conversa aberta com o público de mais 30 minutos.
Depois da abertura em 3 de novembro com a curadora-chefe Francine Goudel, nesta quinta, dia 17, às 19h30, em formato virtual, pelo Youtube, a convidada é Ana Maria Tavares Cavalcanti que defende o tema é “Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias”.
No dia 1º de dezembro, às 19h30, de modo presencial, Ylmar Corrêa Neto inaugura o programa Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC) com a fala “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros”. Na ocasião aponta os objetivos da iniciativa que quer produzir conversas e reflexões sobre colecionismo.
Em 15 de dezembro, às 19h30, “O Pré-Modernismo de Eliseu Visconti”, é o assunto de Denise Mattar, apresentado virtualmente, pelo Youtube. Visconti (1866-1944), um dos artistas mais importantes da Coleção Collaço Paulo, foi aluno de Victor Meirelles (1832-1903) na Academia Imperial de Belas Arte. Estratégico no entre séculos 19 e 20, o pintor italiano desponta como o grande precursor na transição do cânone acadêmico para as rupturas do modernismo.
Sobre os convidados – minibio
Ana Maria Tavares Cavalcanti – mestre e doutora em história da arte (Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne), com pós-doutorado no Institut national d’histoire de l’art (França), é professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua na graduação e pós-graduação. Realiza curadorias de exposições de arte brasileira e desenvolve pesquisas na área de história da arte, com estudos sobre as relações artísticas entre Brasil e Europa, com foco na produção dos artistas no Brasil nos séculos 19 e 20.
Denise Mattar – foi curadora do Museu da Casa Brasileira (1985/87), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1987/89), ambos em São Paulo, e do Museu de Arte Moderna (1990/97), no Rio de Janeiro. Como curadora independente realizou mostras de artistas como Eliseu Visconti (1866-1944), Di Cavalcanti (1897-1976), Flávio de Carvalho (1899-1973), Ismael Nery (1900-1934), Pancetti (1902-1958), Iberê Camargo (1914-1994), Sacilotto (1924-2003), Anita Malfatti (1889-1964), Samson Flexor (1907-1971), Portinari (1903-1962), Alfredo Volpi (1896-1988), Guignard (1896-1962), Yutaka Toyota, algumas das quais premiadas pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Francine Goudel – doutora em artes visuais – teoria e história, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestre em estudos avançados em história da arte pela Universidade de Barcelona, Espanha, pós-graduada em Gestão Cultural pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, é pesquisadora, curadora, produtora cultural e professora. Atualmente é curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação.
Ylmar Corrêa Neto – neurologista e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coleciona arte relacionada com Santa Catarina. Já organizou e escreveu livros sobre Martinho de Haro (1907-1985), Eli Heil (1929-2017) e Paulo Gaiad (1953-2016) e fez a curadoria de exposições de Eli Heil, Rodrigo de Haro (1939-2021), Carlos Asp, Paulo Gaiad e do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). É coordenador do recém-criado Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros no Instituto Collaço Paulo.
SERVIÇO
Instituto Conversa
O quê: Instituto Conversa, “Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias”, Ana Maria Tavares Cavalcanti
Quando: 17.11.2022 (quinta), 19h30 às 21h
Onde: https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo
Quanto: Gratuito
O quê: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”
Quando: Até 21.1.2023, segunda a sábado, 13h30 às 18h30
Onde: Rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito
AGENDA INSTITUTO CONVERSA
17.11.2022, às 19h30, pelo Youtube
“Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias”, com Ana Maria Tavares Cavalcanti (RJ)
01.12.2022, às 19h30, no Instituto Collaço Paulo
“Um Clube de Colecionadores em Coqueiros”, com Ylmar Corrêa Neto (SC)
15.12.2022, às 19h30, pelo Youtube
“O Pré-Modernismo de Eliseu Visconti”, com Denise Mattar (SP)
3.11.2022, às 19h30, no Instituto Collaço Paulo
“Mais humano: Como Nasce uma Exposição e um Centro de Arte e Educação”, com Francine Goudel (SC)
SAIBA MAIS
www.institutocollacopaulo.com.br////@institutocollacopaulo
CONTATO
NProduções – Néri Pedroso (48) 99911-9837/3025-4058