Antes de estrear os famosos longa-metragens O som ao redor (2012) e Aquarius (2016), o renomado diretor Kleber Mendonça Filho se aventurou em um curta-metragem de gênero híbrido, Recife frio (2009). O reconhecimento do filme foi tanto que já recebeu mais de quarenta títulos em festivais desde sua estreia, um número que só não se equipara com o de Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado. Independente das premiações ou de gênero, que trespassa a ficção científica até o documentário jornalístico, no fundo o grande tom de Recife frio é a comicidade.
Numa capital conhecida pelo calor, pelas praias tropicais e pelo povo acolhedor, uma situação um tanto incomum acontece: uma frente fria absurda chega à capital pernambucana e muda a rotina de todos os moradores. Não há nenhuma motivação específica, tudo é tão inusitado quanto o que aparece ao próprio espectador. Inclusive a própria narração, que certamente mostra esse deslocamento – ouve-se um repórter com um sotaque castelhano falando sobre o ocorrido para um programa documentarístico “daqueles que se vê em TV a cabo”, Mundo en Movimiento.
Recife frio tem pinceladas de crítica social, típicas das produções de Kleber Mendonça Filho.
Ao longo do fio narrativo que é construído numa espécie de jornalismo cômico que busca respostas, encontram-se situações inusitadas. Certamente a mais caricata é a casa de uma família de classe média alta, com uma típica arquitetura provinciana herdada dos tempos de senzala, onde o quarto de empregada, que ficava no recôndito mais escondido e abafado do imóvel, é disputado pelo filho dos donos do apartamento. Enquanto isso, o quarto de frente para o mar, devido ao frio e à ventilação, fica para a empregada. Uma verdadeira crônica dos tempos modernos que parece ter sido tirada de um conto de Jorge Luis Borges.
Outras situações mais comuns também são intercaladas, como a fala de transeuntes nas calçadas e de um turista tão assustado com a situação que até mesmo preferiu voltar para casa. Todos são retratados de maneira muito atordoada, como se algo muito bizarro tivesse ocorrido. O único entrevistado-personagem que sucumbe às críticas é um senhor vestido de Papai Noel, que agradece pelo tempo mais ameno devido às roupas que costumava usar. No mais, o frio não faz parte de Recife – mas todos os entrevistados têm de alguma forma de se acomodar a ele: e refugiam-se no shopping center.
Recife frio é uma espécie de ensaio de uma metrópole nordestina em situação de caos. A situação quase que científica que Kleber Mendonça Filho roteiriza, e é produzida por Juliano Dornelles e Emilie Lesclaux, tem uma espécie de tonicidade própria do que Mendonça produziria a seguir, com leves pinceladas de crítica social e do retrato da capital pernambucana. Longe da ficção, no entanto, tudo parece ainda mais caricato, como se os personagens fossem ratos de laboratório em uma grande experiência.