Por Aline Oliveira.
Na madrugada desta sexta-feira (1), trabalhadoras e trabalhadores do MST no Ceará comemoraram o aniversário de 05 anos da Rádio Camponesa Palmares, localizada no assentamento Palmares município de Crateús, na região dos Inhamuns.
A programação que iniciou com uma alvorada por volta das 5h30 da manhã, teve um café da manha coletivo seguido de uma roda de conversa sobre Direito à Comunicação. No período da tarde, foi realizado um torneio de futebol da Reforma Agrária, um grande ato político que se finalizou com apresentação de algumas bandas regionais e artistas da terra.
Para Lia Pinheiro, educadora na Faculdade de educação de Crateús, é uma alegria muito grande comemorar o aniversario de 05 anos da Rádio Camponesa.
“A Rádio tem sido fundamental no processo de ruptura do latifúndio do ar, na região do sertão de Crateús. É um espaço de disputa da informação que pauta a democratização e a construção da formação educativa e política da classe trabalhadora do campo e da cidade”, salientou.
Já Creunice Bezerra, assentada no assentamento Palmares e ouvinte da camponesa, acredita que a Rádio veio pra garantir e assegurar os direitos dos trabalhadores ao acesso a comunicação.
“A Rádio vem cumprindo um importante papel de formar e informar os camponeses e camponesas de comunidade de Crateús. Hoje temos a clareza que precisamos romper com as correntes que nos impedem de ter nossos próprios meios de comunicação, fazer uma comunicação contra hegemônica, e para isso considero extremamente importante um veiculo de comunicação dentro do nosso assentamento”, afirmou.
O assentado Zé Paulo, que reside no assentamento Palmares e é comunicador da Camponesa FM, comentou sobre o papel da Rádio dentro da comunidade.
“Nossa rádio veio pra fazer a diferença, com uma programação inclusiva, tanto para os camponeses, como também para toda sociedade civil. Me sinto muito feliz por fazer parte dessa construção coletiva.”
A Rádio Camponesa Palmares FM 95,7 também esta disponível na web, desde 2015, e conta com uma equipe de comunicadores formados pelo coletivo de comunicação do assentamento.
Sua programação que contempla todos públicos: crianças, jovens, adultos. Os programas são bem diversificados, entre eles: Sem Terrinha em Ação, Manha Camponesa, Reforma Agrária em Debate, Brasil em Movimento, Camponesa Informa, Viva Sertão, Show da Reforma Agrária, Parada Esportiva, Falando ao Coração, Momentos de Fé.