A direção do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis se reuniu na noite desta quinta, 05 de outubro, para a escolha da sua pré-candidatura para as eleições municipais de 2024.
Ao longo dos últimos meses o partido realizou plenárias regionais pela cidade e encontros com comitês populares para dialogar sobre as eleições do ano que vem. Em todas as oportunidades houve um pedido dos filados para que o partido volte a ter candidato à prefeitura da capital depois de 3 eleições. A última candidatura liderada pelo PT na cidade foi em 2008.
A necessidade de defesa do governo Lula, os resultados eleitorais na capital acima da média estadual e a possibilidade de ampliação da bancada na Câmara Municipal são alguns dos motivos apontados pelos filiados para que o partido lidere uma frente popular na cidade.
Ao longo deste processo de debates internos, quatro nomes se apresentaram com disposição para essa disputa: a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Passos; o ex-vereador Lino Peres, o professor Rogério Portanova e o ex-vereador Vanderlei Faria, o Lela.
Filiado pela presidenta nacional Gleisi Hoffmann, em maio, o ex-vereador Vanderlei Faria, Lela, foi o escolhido pela direção partidária. Agora o nome dele será apresentado aos demais partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e posteriormente aos partidos que formaram a Frente Popular em 2022.
O PT também deverá constituir um grupo de planejamento eleitoral que trabalhará na formação da chapa proporcional do partido. O objetivo é o PT ampliar sua bancada na Câmara Municipal.
Nas próximas semanas o PT deverá realizar uma plenária de apresentação da pré-candidatura para a militância e para a Federação Brasil da Esperança. Alguns nomes da direção nacional já foram convidados e o partido aguarda a confirmação de agenda para divulgar a data.
O PT é muito sofisticado para a tacanha e faSCista população de Florianópolis. Mas vamos lá, sempre na luta. Como bom soldado, de pé, ao lado do canhão.