Projeto Vida em Pauta tocou música clássica em hospitais para mais de 15 mil pessoas em 4 meses

“É o projeto mais lindo que já fiz na vida”, Sergio Melardi.

Vida em Pauta – Denise Fukuda – Captura de Tela

Mais de 15 mil pessoas tiveram contato com a música clássica no projeto Vida em Pauta. 22 músicos circularam em 37 atuações por 5 hospitais públicos da cidade de São Paulo tocando em quartos, salas de espera e corredores. Ainda foram realizados 4 concertos gratuitos e abertos ao público. Cerca de 34 profissionais dedicados atuam para o projeto ser realizado em conjunto com inúmeros agentes dos hospitais. A realização é da Interarte, foi contemplado pela Lei Rouanet e tem o patrocínio da Drogasil.

O repertório clássico interpretado foi escolhido especificamente como explica a pesquisadora Luanda Oliveira Souza: “Há músicas de melodias calmas e harmoniosas, que podem ajudar a reduzir o estresse, promover o relaxamento e a melhora do bem-estar emocional”.  Pesquisas mostram que os efeitos da música clássica no internado diminuem o nível de ansiedade, dor e sintomas depressivos. Os resultados indicam a importância da música para o ambiente hospitalar e alertam a necessidade de mais investigações sobre as intervenções musicais nos hospitais.

“É uma sorte ver os músicos na situação em que nos encontramos, onde temos que tirar força da fraqueza”, relata Cícera Lúcia Binelo, paciente do ICr. “Eleva a nossa alma, tira um pouco desse mundinho daqui” diz a mãe do Raphael, Miriam Santana Silva. “Faz com que minha filha se sinta envolvida, que não está esquecida”, conta a mãe de Isadora, Regiane Gonzaga. “Alegra todo mundo, não só o paciente. Todos acabam participando”, comenta Lígia Abrandi dos Santos, fisioterapeuta da geriatria do Iamspe. “Música é uma arte, mexe muito com o nosso sentimento”, conta Victor Oliveira, paciente do ICr.

“É extremamente gratificante testemunhar o poder que a música tem no ambiente hospitalar. Em alguns instantes eles podem sorrir e se alegrar. Teve uma paciente, deitada em seu leito, vendo TV, que assim que ouviu as primeiras notas vindas do corredor, se levantou com dificuldade e se encaminhou para o corredor, sorrindo. Presenciar esse acontecimento me deu a certeza que o projeto está cumprindo o seu papel”, relata Sergio Melardi, diretor da Interarte.

“Um paciente veio ao nosso encontro e foi mais gratificante do que 100 pessoas batendo palmas dentro de uma sala de concerto. Na infância eu fiquei 9 meses em um hospital engessado até o pescoço, eu sei a solidão que sentimos. Música é algo diferente do cotidiano daquela realidade”, reflete o violinista Cláudio Micheletti.

“Nós precisaríamos do projeto o ano todo, todos os dias”, sonha a Coordenadora de Humanização do CIH, Maria Helena Sponton.

Vida em Pauta – Regiane e Isadora Gonzaga (ICr) – Captura de Tela

Vida em Pauta realizou uma pesquisa de repercussão onde 98% dos pacientes e acompanhantes tiveram emoções positivas e sensações como calma, tranquilidade e alegria. As entrevistas apontaram que 51% dos participantes nunca tinham ouvido música clássica, e dos que já tinham escutado, 32% dos pacientes e acompanhantes ouviram com o projeto Vida em Pauta.

Outras ações do projeto são os concertos abertos ao público. O da Orquestra Vida em Pauta, no auditório do Instituto da Criança, trouxe 80 crianças pequenas de uma escola pública da região. Elas ficaram encantadas e atentas ouvindo o Carnaval dos Animais de Camile Sain-Saens e o Pedro e o Lobo de Prokofiev.

Os músicos seguem tocando segunda, terça e quinta-feira nos hospitais Instituto da Criança e do Adolescente, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público do Estado de São Paulo, que estão entre os melhores da América Latina.

Vídeo https://youtu.be/vOAYDPrCRUk

Ficha Técnica

Projeto Vida em Pauta

Realização – Interarte

Direção Geral – Sérgio Melardi

Coordenação das Atuações Musicais – Ricardo Fukuda

Coordenação da Orquestra Vida em Pauta – Claudio Micheletti e André Micheletti

Músicos: violinistas, Camila Picasso, Cláudio Micheletti, Denise Fukuda, Gabriel Curalov; Ivan Dantas, Karen Hanai, Márcia Fukuda; viola, Marcos Fukuda; violoncelos, Diego Mesquita, Ricardo Fukuda e Thiago Cordeiro; violão, Luísa da Costa Rezende; flauta, Antonio Carlos Carrasqueira e teclado, Heloisa Helena Fernandes.

Coordenação de Comunicação – Maria Eugênia de Menezes

Assessoria de Imprensa – Miriam Bemelmans

Projeto Gráfico – Sylvia Mielnik

Design Gráfico Book do Projeto – Ângela Mayume

Registro Fotográfico – Oscar Núñez Gardiano

Pesquisa – Luanda Oliveira Souza

Produção Executiva – Núñez Núñez Gestão de Projetos

Ruby Vásquez Núñez

Oscar Núñez Gardiano

Marianne Tizo

Anderson Passianoto

Divulgação

Assistente Administrativo Financeiro – Maurício Garcia

Hospitais públicos de circulação do projeto Vida em Pauta

Instituto da Criança e do Adolescente – ICr

Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público do Estado – IAMSPE

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP

Lei de Incentivo – Lei Federal de Incentivo à Cultura

Facebook: https://www.facebook.com/vidaempauta.oficial

Youtube https://www.youtube.com/@vida_em_pauta/

Instagram: @vidaempauta.oficial

Site: https://vidaempauta.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.