Projeto Serão na Roça traz atividades gratuitas à comunidade

Próximo evento acontece neste domingo (12)

Foto: Divulgação

Por Camila de Almeida, Girassol Cultural. 

Você já ouviu falar em “serão”? O termo, de origem cabocla, refere-se a uma das principais manifestações que marcaram a cultura regional  do oeste catarinense. Fazer serão, para os antigos, significa fazer uma visita durante à noite para os vizinhos e parentes, compartilhar os alimentos, contar causos, histórias, notícias e fortalecer o vínculo com a comunidade. Com o objetivo de colocar a cultura regional como centro de debate e relembrar esses encontros e histórias, acontece em Chapecó, no Instituto Cultural Nossa Maloca, a segunda edição do Projeto “Serão na Roça – Rodas de Histórias e Seminário de Pesquisa em Oralidade”.

Contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura, as ações tiveram início no último final de semana com o espetáculo de contação de histórias “Natureza Cabocla” da Lumiar Criações Artísticas de Caçador. As ações prosseguem neste domingo com o espetáculo “Te Benzo e te Curo”, do Grupo Teatral Piliquinha, trazendo para o público as histórias das benzedeiras. Baseado em histórias reais, o trabalho conta episódios da vida de uma benzedeira muito conhecida no oeste catarinense. Com o poder da benzedura e o conhecimento sobre ervas e chás, a personagem ajuda muita gente a alcançar a cura. A montagem tenta mostrar ao espectador contemporâneo o conceito dessa tradição milenar.

Para Josiane Geroldi, coordenadora do projeto, é muito importante que o povo ouça as histórias da sua região. “Contar as histórias, principalmente as histórias do nosso povo, é imprescindível para que elas continuem vivas e passem de geração para geração. Se eu conto para você, você certamente contará para outra pessoa, e assim, as histórias e a cultura popular do oeste catarinense tem continuidade. Em todo o projeto trazemos para as apresentações trabalhos e histórias da nossa região”, enfatiza.

A entrada para o Serão na Roça é totalmente gratuita e pode ser reservada através do link https://www.eventbrite.com.br/e/serao-na-roca-espetaculo-te-benzo-e-te-curo-tickets-572850911497

Além deste final de semana, o projeto traz uma extensa programação que vai até o final do mês de abril, com diferentes artistas e contadores de histórias da cultura popular.

Programe-se

12/03 – domingo, 19h – Espetáculo Te Benzo, Te Curo – Grupo Teatral Piliquinha;

01/04 – sábado, 19h –  Espetáculo Imagina Só – Cia Contacausos;

21/04 – sexta-feira, 19h – Roda de Histórias Kaingang com Nyti Kaingang e mestres – Encontro especial na Terra Indígena Toldo Chimbangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.