Projeto Serão na Roça traz atividades gratuitas à comunidade

Próximo evento acontece neste domingo (12)

Foto: Divulgação

Por Camila de Almeida, Girassol Cultural. 

Você já ouviu falar em “serão”? O termo, de origem cabocla, refere-se a uma das principais manifestações que marcaram a cultura regional  do oeste catarinense. Fazer serão, para os antigos, significa fazer uma visita durante à noite para os vizinhos e parentes, compartilhar os alimentos, contar causos, histórias, notícias e fortalecer o vínculo com a comunidade. Com o objetivo de colocar a cultura regional como centro de debate e relembrar esses encontros e histórias, acontece em Chapecó, no Instituto Cultural Nossa Maloca, a segunda edição do Projeto “Serão na Roça – Rodas de Histórias e Seminário de Pesquisa em Oralidade”.

Contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura, as ações tiveram início no último final de semana com o espetáculo de contação de histórias “Natureza Cabocla” da Lumiar Criações Artísticas de Caçador. As ações prosseguem neste domingo com o espetáculo “Te Benzo e te Curo”, do Grupo Teatral Piliquinha, trazendo para o público as histórias das benzedeiras. Baseado em histórias reais, o trabalho conta episódios da vida de uma benzedeira muito conhecida no oeste catarinense. Com o poder da benzedura e o conhecimento sobre ervas e chás, a personagem ajuda muita gente a alcançar a cura. A montagem tenta mostrar ao espectador contemporâneo o conceito dessa tradição milenar.

Para Josiane Geroldi, coordenadora do projeto, é muito importante que o povo ouça as histórias da sua região. “Contar as histórias, principalmente as histórias do nosso povo, é imprescindível para que elas continuem vivas e passem de geração para geração. Se eu conto para você, você certamente contará para outra pessoa, e assim, as histórias e a cultura popular do oeste catarinense tem continuidade. Em todo o projeto trazemos para as apresentações trabalhos e histórias da nossa região”, enfatiza.

A entrada para o Serão na Roça é totalmente gratuita e pode ser reservada através do link https://www.eventbrite.com.br/e/serao-na-roca-espetaculo-te-benzo-e-te-curo-tickets-572850911497

Além deste final de semana, o projeto traz uma extensa programação que vai até o final do mês de abril, com diferentes artistas e contadores de histórias da cultura popular.

Programe-se

12/03 – domingo, 19h – Espetáculo Te Benzo, Te Curo – Grupo Teatral Piliquinha;

01/04 – sábado, 19h –  Espetáculo Imagina Só – Cia Contacausos;

21/04 – sexta-feira, 19h – Roda de Histórias Kaingang com Nyti Kaingang e mestres – Encontro especial na Terra Indígena Toldo Chimbangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.