Redação, Desacato.info.
Estiveram na coluna “Informa Luta” apresentada pelo jornalista, Sérgio Hommrich, as advogadas Cyntia Pinto da Luz e Luzia Cabreira. Elas participaram do Segundo Encontro Nacional ‘Semente de Proteção’ em Brasília, na última semana e puderam compartilhar alguns aspectos do movimento. O programa lançado em março de 2021, tem como objetivo:
- Contribuir com o apoio a defensores/as dos direitos humanos e as organizações da sociedade civil que atuam em questões associadas a violações dos direitos humanos e ataques contra liberdades fundamentais no Brasil.
- Fortalecer as capacidades de defesa, promoção e proteção dos direitos dos/as defensores/as de direitos humanos de movimentos sociais e organizações da sociedade civil em 21 Estados das cinco regiões brasileiras.
O encontro contou com representações de todos os estados do país e com pessoas referências em Direitos Humanos. Diante de retrocessos do último governo, o evento evidenciou a necessidade de organização e união em prol das pessoas, dos direitos humanos. “Foi sensacional e grandioso, pois criamos uma frente em apoio ao governo e de luta contra os ataques que sofremos” afirmou, Cyntia Pinto da Luz.
A advogada Luzia Cabreira, reforça a importância do projeto e unificação dos movimentos sociais para proteção de defensores. Na ocasião, foram relatadas violações de direitos humanos em Santa Catarina. Como, por exemplo, a existência de lords de jovens da periferia, especialmente, em Florianópolis. Este trabalho busca pesquisar, compreender as causas relacionadas. Trabalho este desafiador, pois segundo a advogada, o maior agressor é o próprio estado.
Para assistir à coluna completa, acesse: