Projeto mapeia mulheres que atuam na música catarinense

Por Camila Almeida, Girassol Cultural.

A invisibilidade de gênero gera reflexos para as mulheres em diferentes campos de atuação. Na área musical não é diferente, segundo a pesquisa Data SIM (Semana Internacional da Música), divulgada pelo Folha de São Paulo em 2020, 84% das mulheres ligadas ao setor já foram discriminadas no ambiente de trabalho. Das 1.450 profissionais entrevistadas, 63% foram afetadas pelo viés de gênero, 21% não se sente confortável no mercado de trabalho por ser mulher e 60% sentem que a dupla jornada é uma das maiores dificuldades da profissão. Ainda segundo pesquisa realizada pelo Spotify, apenas 10% das mulheres que trabalham com música são escaladas para festivais.

Na contramão dos dados e estatísticas um projeto, desenvolvido em Santa Catarina, busca dar visibilidade, abrir espaço e um novo caminho, com valorização e apoio, para as profissionais da música no Estado. O “Portal Elas por Elas”, lançado em maio deste ano, já mapeou e cadastrou XXX cantoras, compositoras, produtoras ou instrumentistas, que atuam em todas as regiões do Estado. A ideia é identificar, fortalecer e construir uma rede entre as profissionais.

“O projeto surgiu da possibilidade de criarmos um espaço online que nos permita produzir um censo a partir das nossas próprias informações e escolhas, um movimento que nos coloque como protagonistas das nossas próprias demandas, formando uma rede, tendo um espaço em potencial para criação”, explica a artista Tatiana Cobbett, idealizadora do projeto.

Contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, o projeto traz como objetivo levantar dados cartográficos de artistas profissionais que atuam em três categorias: cultura popular, música contemporânea e música erudita. A partir dos dados coletados a plataforma irá abrigar as produções culturais das profissionais cadastradas, formando um ambiente onde é possível criar e articular ações coletivas, a partir de um espaço criativo de fruição.

O que eu encontro no Portal?

Em um momento onde a pandemia afastou artistas dos palcos, o site torna-se um local onde é possível ver, ouvir, identificar e compartilhar diferentes trabalhos da área musical, de profissionais de todas as regiões, sendo inclusive uma referência de pesquisa, oportunidade e estímulo a contatos e projetos profissionais. Além de ser um local de cadastro, o projeto investe forte na geração de conteúdo, tendo disponível diferentes produções musicais autorais, informações sobre artistas de épocas distintas na música catarinense, podcast abordando temáticas dentro da área musical e rodas de conversa online.

Visibilidade

Para Joana Golin, cientista social, pesquisadora de ritmos da cultura popular e integrante do projeto como conselheira representando a região oeste, a invisibilidade é muito forte no Brasil, principalmente no sul do País, por isso torna-se muito importante que mulheres, à frente dessa luta por visibilidade, construam suas relações pautadas na coletividade. “É de extrema importância sabermos quantas somos. Nós mesmas que estamos nos cadastrando e nos referenciando, fazendo isso sem intermediadores. Em tempos de pandemia esse portal simboliza uma nova adaptação do nosso trabalho, e como é importante termos essa ferramenta”, enfatiza.

De acordo com compositora Amanda Cadore, que iniciou sua carreira musical em Chapecó e segue construindo espaços de expansão de trabalho pelo Estado, é muito importante que as mulheres defendam seu espaço na área musical. “Nós mulheres já crescemos em um cenário conduzido por homens, todo o espaço a partir desse momento nós tivemos que conquistar diariamente. Por isso torna-se tão importante saber quem são as nossas colegas, quem está por trás das cortinas, fazer um encontro de pessoas que possam somar juntas no trabalho para que possamos fortalecer o cenário e nos apoiar”, afirma.

Faça Parte

O cadastro no Portal Elas por Elas é simples, basta acessar o site https://www.elasporelas.art.br/ clicar no menu “Faça Parte” localizado no início da página de abertura e preencher o formulário online.

Serviço

Cadastro pelo Site:

www.elasporelas.art.br

Instagram:

https://www.instagram.com/portalelasporelas/

Canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCMtAJNm2GsDyRxbjKf6rI1A

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.