Projeto de ‘poupança fraterna’ não está para ser votado no Congresso e não tem relação com Lula

Por Amanda Ribeiro, Aos Fatos.

Não existe um projeto em tramitação no Congresso que prevê o confisco da renda de indivíduos que recebam mais de R$ 3.000, como é dito em vídeo que viralizou nas redes. O autor da gravação fala em “poupança fraterna” em referência à proposta do ex-deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) de limitar os gastos mensais individuais em dez vezes o valor da renda per capita do brasileiro, com o depósito dos valores excedentes em uma conta estatal por sete anos. O projeto está arquivado desde 2007, e não pode ser desarquivado sem que haja pedido do autor, que não se elegeu na atual legislatura.

O vídeo com conteúdo enganoso acumula ao menos 32 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (7) e circula também no Kwai.


Selo falso

Vem aí a poupança fraterna

em vídeo que circula nas redes sociais, homem desinforma ao afirmar que programa Poupança Fraterna será votado pelo governo Lula para confiscar renda da população

Em vídeo que circula nas redes sociais, um homem não identificado pelo Aos Fatos afirma que o Congresso pretende discutir e votar um projeto que prevê o confisco e o compartilhamento da renda de indivíduos, o que é falso. A proposta distorcida pelo autor da gravação é o Poupança Fraterna (PLP 137/2004), que foi arquivada em 2007 e só poderia ser colocada em tramitação outra vez a pedido de seu autor, o ex-deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que não foi eleito como parlamentar nesta legislatura.

Também não é verdade que o Poupança Fraterna previa o compartilhamento de renda, como sugere o vídeo desinformativo. Pela proposta, os gastos mensais de uma pessoa seriam limitados a dez vezes o valor da renda per capita mensal brasileira. Os valores excedentes seriam depositados em uma conta poupança de um dos bancos estatais por um período de sete anos e devolvidos nos 14 anos seguintes com valores corrigidos pela inflação.

Em busca na lista de projetos em tramitação na Câmara dos Deputados, Aos Fatos também não encontrou qualquer proposta similar à citada pelo autor do vídeo, tampouco o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou medida semelhante.

Esta não é a primeira vez que desinformadores usam o Poupança Fraterna para atacar governos petistas. Durante a corrida presidencial de 2018, Aos Fatos checou um vídeo em que o autor afirmava que o plano de governo de Fernando Haddad previa o compartilhamento de renda e de bens patrimoniais. A mentira voltou a circular no pleito do ano passado para atacar o então candidato Lula.

Referências:

1. Câmara (12 e 3)
2. Aos Fatos (1 e 2)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.