Por Claudia Weinman, para Desacato.info.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, (Sinte), Regional de São Miguel do Oeste-SC, saíram na noite de ontem, dia 01 de agosto, em viagem até Florianópolis, para participar na tarde de hoje, dia 02, de uma reunião às 14h na Assembleia Legislativa e às 17h, de uma audiência com o Promotor de Justiça, para fazer uma denúncia a respeito da publicação do edital dos Acts, o qual, fere profundamente os direitos dos professores/as das salas informatizadas.
Segundo a Coordenadora do Sinte de São Miguel do Oeste, Sandra Zawaski, o Edital é elaborado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e não prevê a inscrição dos professores das salas informatizadas. Segundo divulgado pelo Sinte estadual: “Os principais questionamentos são em relação a não previsão de vaga para Tecnologia Educacional e Informática e a realização da prova do processo seletivo a cada dois anos com interrupção do contrato no final de 2017. Alegando elevação nos gastos, o Governo do Estado estuda outras formas de contratação desses profissionais, não garantindo a oferta dessas vagas no edital de ACTs, o que para o SINTE se constitui num gravíssimo ataque tanto a educação quanto aos profissionais”.
Sandra destaca que a situação deverá ser denunciada ao Ministério Público, uma vez que, essa perseguição aos direitos dos professores/as vem acontecendo de maneira intensa. “Na semana passada, tivemos o Secretário de Educação Eduardo Deschamps, mentindo na presença dos educadores/as. Entendemos que essa situação não é criada apenas por ele, faz parte de um plano de Governo vindo do Governador do Estado, Raimundo Colombo, o qual, deseja exterminar com os nossos direitos”.
Na tarde de hoje, além da Regional do Sinte de São Miguel do Oeste, representantes das demais regionais estarão participando das duas atividades, para denunciar esse descaso.
Informações você acompanha também, acessando: http://sinte-sc.org.br/.