Professores/as concluem eixo número I do Curso de Formação Continuada

    Por Claudia Weinman, para Desacato. info. 

    Educadores/as concluíram na manhã de sábado, dia 13 de agosto de 2016, o eixo número I do Curso de Formação Continuada, uma realização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública do Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte), através da regional de São Miguel do Oeste-SC, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

    O Professor Paulo Roberto Gonçalves, que desde os anos 80 tem contribuído com a militância sindical, realizou o diálogo nessa última etapa do primeiro eixo com os/as Professores/as. Gonçalves além de possui mais de 23 anos de atuação na rede pública de ensino do estado, também já esteve cumprindo tarefas na executiva do Sinte Estadual, foi Presidente da CUT e atualmente, trabalha na gestão da Secretaria Municipal de Educação de Caçador.

    13909122_1565726077069400_4402567154524870672_o

    Paulo Roberto Gonçalves trabalhou o assunto relacionado ao “Movimento Sindical dos (as) Trabalhadores (as) em Educação”. Ele acredita que o processo de luta pela Educação não pode ser limitado às salas de aula, mas envolve todo um contexto de trabalhadores e trabalhadoras, que no dia a dia, contribuem com a Educação dentro da sociedade de Classes. “Os Professores/as não são meros agentes transmissores de conteúdos que reproduzem nas salas de aula uma ideologia pensada e preparada pelo Estado. Mas são pessoas responsáveis pela transformação da sociedade, essas, que envolvem-se diretamente e indiretamente com as salas de aulas. É a servente da escola, o porteiro, o segurança, enfim, são os trabalhadores e trabalhadoras que precisam saber de sua importância, de sua tarefa e por isso, nosso papel é contribuir com a formação de todos/as”, destacou.

    Avaliação

    A Conselheira do Sinte, regional de São Miguel do Oeste, Jaqueline Machado, avaliou a conclusão desse primeiro eixo e salientou que é necessário e urgente que os/as Educadores/as busquem realizar uma formação para além da sala de aula, para que, conforme ela, passem a compreender melhor a luta sindical que envolve os direitos da categoria e de todos/as os/as trabalhadores/as na sociedade. “É preciso indignar-se sempre e a formação ajuda a criarmos os elementos necessários para seguirmos a luta histórica por direitos. Nada do que temos de benefícios hoje foi conseguido de graça, é preciso que a gente se organize e estude a nossa própria história”, disse ela.

    A Professora Maria Lazzarotto Rugeri, que também participou do curso, destacou que é preciso conhecer a história, muitas dessas, que não encontram-se nos livros oficiais. “O curso nos proporciona uma revisão profunda desse contexto de lutas. Muitas vezes nos apegamos apenas nos livros da escola mas é preciso aprofundar, avançar”, disse ela.

    Perda de direitos e a luta da Classe Trabalhadora Explorada 

    A Professora, Assistente Técnica Pedagógica e representante do Sinte Estadual, Fabiana Paula Foletto, participou na manhã de sábado, da discussão oferecida nesse primeiro eixo do Curso de Formação Continuada.

    Fabiana realizou uma conversa no início da manhã junto com os/as Professores/as do Curso, falando sobre a Conjuntura Nacional e a nível Estadual, no que se refere a luta da categoria pela Educação Catarinense e também, ressaltando aspectos que envolvem a perda de direitos de todos/as os/as Trabalhadores/as de modo geral.

    Fabiana Paula Foletto.

    Ela contou sobre as mobilizações e movimentações realizadas nas últimas semanas na Alesc, Audiência Pública junto ao Ministério Público em Florianópolis, a luta contra o Edital dos ACT’s, o qual, exclui esses profissionais do processo e sobre o encaminhamento de documentações para reverter essa decisão do Governo do Estado.

    Fabiana também explicou sobre a PL 257, que segundo ela, ‘joga’ a responsabilidade dos problemas fiscais para cima dos trabalhadores/as. Ela enfatizou que o Governo nunca investiu os 25% destinados a aplicação na Educação e falou sobre o uso inadequado dos recursos que afetam diretamente a qualidade da Educação Catarinense.

    Entre outros pontos colocados, Fabiana encerrou a fala destacando a necessidade de organização e mobilização dos/as Professores/as e também, de toda a sociedade. Segundo ela, são tempos difíceis, que se assemelham ao que os/as Trabalhadores/as vivenciaram na história e por isso, é necessário construir uma unidade para lutar contra os projetos que preveem a quebra e a extinção de muitos direitos conquistados ao longo da história do Brasil.

    Eixo número II

    Conforme uma das integrantes do Sinte Regional de São Miguel do Oeste, Lorici Facchinetto, as inscrições para o eixo número II do Curso foram entregues aos Professores/as participantes no último sábado e o início das aulas devem ocorrer em fevereiro de 2017. Lorici destaca também que haverá abertura de turma para os Professores/as que desejam iniciar o Curso. As inscrições para estes serão divulgadas em breve. O curso é semi-presencial (uma vez por mês) e possui certificação de 120h.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.