Por Sílvia Agostini, para Desacato.info.
Os professores, técnicos e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina paralisam as atividades em todo o Estado e realizam assembleia geral conjunta nesta quarta-feira (14), a partir das 14 horas no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, na SC 401, em Florianópolis. A manifestação é convocada pela Associação dos Professores (Aprudesc) e Sindicato dos Técnicos Administrativos na Udesc (Sintudesc) com apoio dos estudantes.
O objetivo é pressionar o governo do Estado e a Reitoria da Udesc a autorizarem imediatamente a reposição salarial de 10,6%, aprovada pelo Consuni/Udesc conforme a inflação referente ao período abril 2015/2016; cobrar reajuste do vale alimentação que está congelado há quase uma década; repudiar o corte de verbas para a UDESC que impacta o ensino, a pesquisa, a extensão e todas as atividades da universidade e para reafirmar a necessidade da autonomia universitária.
Além disso, os docentes e técnicos não concordam com a retirada de direitos em favor do ajuste fiscal ao mesmo tempo em que o governo de Raimundo Colombo favoreça apenas o setor empresarial no estado.
No dia 30 de agosto, as duas categorias paralisaram juntas as atividades e desde então estão em Estado de Greve, e em assembleia unificada aprovaram o dia nove de setembro como data limite para uma resposta do governo estadual a respeito das reivindicações.
Às 13 horas, haverá concentração na Faed para seguir em direção ao Centro Administrativo.
Mais informações com Adalberto Barreto (47)9933-0991 (presidente da Aprudesc) ou Priscilla Brito (48) 9137-2709 (assessoria de imprensa)
—
Silvia Agostini Pereira
jornalista (JP 3890-SC)
(48)9664-1300