Por Claudia Weinman, para Desacato. Info.
Professores de São Miguel do Oeste/SC ocuparam as ruas na manhã desta terça-feira, dia 05 de abril, para denunciar os deputados que votaram contra a educação no estado de Santa Catarina. Segundo a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, (Sinte), Sandra Zawaski, acompanhados de uma mídia móvel, os educadores distribuíram materiais explicativos nas ruas do município.
Sandra explica que o principal objetivo é fazer a denúncia dos deputados que votaram a favor do Plano de Carreira e da lei dos Act’s. “Esse Plano de Carreira retira muitos dos direitos conquistados pelos professores historicamente, especialmente quando nos anos de 1970 e 1980, muitas lutas e enfrentamentos foram feitos e agora, em questão de 30 minutos, durante uma votação, esses deputados votaram contra nós professores e a educação do estado Catarinense”, enfatizou.
A representante do Sinte pontua ainda que a maioria dos deputados não sabia no que estava votando e outros, segundo ela, receberam dinheiro pela votação feita. “Prova disso é o dinheiro que está vindo para os municípios. Essas verbas que vem para os municípios são conseguidas de algumas formas e a aprovação do nosso Plano de Carreira é uma das formas deles angariarem recursos”, denunciou.
Sandra disse ainda que alguns deputados estão tentando ‘voltar atrás’ do feito. “Agora estão entrando com projetos para mudar algumas leis, porque estão se dando conta do que eles votaram. O problema é que esses projetos não entram para votação com regime de urgência, muitos serão aprovados apenas no ano que vem. Enquanto isso, nós mais uma vez, seremos penalizados”, criticou.
“Estado não está preocupado com a qualidade na educação, apenas em reduzir gastos”.
Em sua avaliação, Sandra destaca que o ato representa um chamamento para a sociedade, especialmente sobre o posicionamento dos deputados do Oeste e Extremo-Oeste Catarinense que, segundo ela, estão sendo coniventes com o jogo de interesses que envolvem as votações, nesse caso, referentes a discussão do Plano de Carreira dos professores no estado. “Embora tenhamos feito tentativas de repassar para o população o que efetivamente está acontecendo com os nossos direitos, creio que a maior parte das pessoas sentirá na pele apenas no momento em que os professores começarem a abandonar a sala de aula. Hoje já temos muitos profissionais que estão procurando por outros campos de trabalho, e isso é uma perda para a educação, enquanto isso, o estado não está preocupado com a qualidade na educação, apenas em diminuir gastos”.
Nas ruas de São Miguel do Oeste, um grupo de professores realizou a entrega de panfletos com as fotos dos deputados que votaram contra a educação. A mídia móvel, assim denominada, passou pela Caixa Econômica Federal do município, seguiu em direção ao calçadão, Banco do Brasil, HSBC, BESC, finalizando o ato em frente ao Colégio São Miguel. Pela parte da tarde, a mídia móvel deve seguir para a cidade de Palmitos/SC.
Mídia Móvel
Guilherme Santana e Angélica Santana, são de Florianópolis, e pretendem circular 30 cidades neste ano com a “Ideia Mídia Móvel, a vitrine sobre rodas”, junto ao coletivo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, (Sinte). “Trouxemos essa ideia de projeto da Flórida. A circulação deste painel com a foto dos deputados e uma TV mostrando as entrevistas com eles no dia dessa votação em específico, foi construída junto ao Sinte”, explicou Angélica.
Guilherme também destacou que essa é uma estratégia interessante, uma vez que, aproxima as pessoas da pauta que está sendo discutida. “É importante que por meio desta ação a população compreenda que as promessas de campanha não devem passar despercebidas e com isso, o Sinte está dando sua resposta para a sociedade”, finalizou.