No JTT – A Manhã com Dignidade conversamos com os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e escritores, Ricardo Machado e Fernando Vojniak sobre a história de seus livros que foram lançados esta semana no campus Chapecó.
Ricardo conta sobre o seu livro “Félix”, resultado de uma pesquisa que vem desenvolvendo há dez anos e que foi tema da sua tese de doutorado. No livro, Ricardo escreve sobre a vida de Félix e também conta a história da busca por onde ele viveu, as pessoas com quem conviveu, a descoberta de cartas, etc.
Quem foi Félix? Félix Peyrallo Carbajal foi um intelectual uruguaio nascido em Montevideo em 1913. Seus pais falecem quando ainda era muito jovem, com a herança que recebe vai viajar pelo mundo, estuda na Europa onde convive com grandes intelectuais ligados às vanguardas artísticas, como Salvador Dalí e Luis Buñuel. Viaja pelo continente americano como nômade, dando conferências principalmente sobre literatura. Passa seus últimos anos de vida no sul do Brasil e falece em Blumenau – SC. Além de conferencista ele trabalhou construindo relógios de sol, grande parte dos relógios de sol encontrados nas praças do sul da América foram construídos por Félix.
Fernando Vojniak fala sobre o livro do qual é organizador chamado “Cultura escrita no sul do Brasil“, o livro é resultado de uma pesquisa que analisou os documentos das empresas de um empresário da colonização da região oeste chamado Coronel Ernesto Bertaso, mais especificamente as correspondências do núcleo familiar do coronel. Junto de outros autores o livro forma uma coletânea de textos relacionados com a história da cultura escrita.
Assista à entrevista completa no link abaixo: