No Informa Luta desta segunda-feira, 17, Sérgio Homrich entrevistou professores/as de Jaraguá do Sul – SC sobre os desafios da docência, em especial durante o governo Bolsonaro.
Vera Lúcia, assistente técnica-pedagógica na Escola Estadual Euclides da Cunha, denuncia os ataques à liberdade de cátedra dos professores com a “Lei da Mordaça”, O projeto autodenominado “Escola Sem Partido”, que mesmo não estando em vigor afeta e cerceia a docência nas escolas.
Everson Duarte Cazzaniga, professor de História na Escola Estadual João Romário Moreira, diz sentir-se coagido e impedido muitas vezes de lecionar os temas de forma profunda. O resultado na educação das crianças e jovens é grave, pois impede o conhecimento crítico acerca da realidade. Everson dá o exemplo de quando estava ensinando sobre o conceito de democracia e acusaram de ser campanha para determinado candidato.
Sérgio Carlos Ehlert, professor de Física no IFSC – campus Jaraguá do Sul, aponta que os Institutos Federais são fundamentais para o desenvolvimento do país, formando profissionais com qualificação técnica.
Todos/as os professores entrevistados afirmaram que nesse governo o magistério e a educação pública estão sob ataque e isso demonstra a importância que tem a educação para a construção de um país mais justo e igualitário.
Escute à entrevista completa através do link abaixo: