Redação.- O professor, historiador e escritor Viegas Fernandes da Costa esteve no JTT-A Manhã Com Dignidade para falar sobre o nazifascismo no estado de Santa Catarina.
Ele disse que sempre é bom esclarecer que o fascismo é um movimento da extrema-direita, portanto onde há extrema-direita há fascismo. Nos últimos dias têm acontecido várias manifestações deploráveis desse tipo no estado, como a de São Miguel do Oeste e a saudação nazista em praça pública.
Em relação a mais um fato condenável na mesma cidade, em que vereadores de São Miguel, tentam caçar o mandato da vereadora petista Maria Tereza Capra por ela ter repudiado os gestos nazistas, o professor Viegas opina que o Ministério Público de Santa Catarina teve uma atuação equivocada e muito rápida manifestando que aquilo não se tratava de uma manifestação nazista.
Viegas da Costa também se referiu ao email às organizações que estão promovendo uma amostra de cinema haitiano em Itajaí de um grupo que se apresenta com nazista com ameaças às pessoas que farão a exibição do filme.
De modo geral, ele diz que temos um movimento fascista não só no Brasil como em diversos lugares do mundo até como uma expressão do próprio neoliberalismo, desse capitalismo que nós vivemos. Santa Catarina tem diversos movimentos fascistas desde São Miguel do Oeste até Florianópolis.
O professor expressou sua preocupação em relação a publicizar alguns fatos. Toda e qualquer manifestação deve ser proibida e punida. Mas às vezes tem que tomar cuidado porque a divulgação de algumas manifestações alimentam outras manifestações.
Assista à entrevista completa no vídeo abaixo: