Produção colombiana ‘Los hongos’ é o longa deste sábado, no FAM

    imagem_2282_m

    A vibrante vida urbana de Cali, na Colômbia, pelo olhar de dois adolescentes, é o cenário de Los hongos (Os fungos), de Oscar Ruiz Navia, uma coprodução Colômbia/França/Argentina e Alemanha de 2014 que será exibida na Mostra de Longas Mercosul neste sábado, 20 de junho, às 21 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

    No filme, os jovens Ras e Calvin estão passando por momentos difíceis. Um é operário de dia e à noite picha os muros da cidade até que fica sem trabalho e sem poder ajudar a mãe. O outro está passando pelos dias difíceis do divórcio dos pais e sua avó tem câncer. Para aliviar o peso da realidade, os dois mergulham na contracultura de Cali. Skate, grafite, punk rock e a polícia no encalço fazem parte do seu cotidiano. Como fungos, que crescem vividamente em meio à decomposição, eles vivem sua liberdade e as alegrias da adolescência, num filme que tem esse ritmo, uma celebração da vida, vibrante na montagem, na fotografia cheia de cores, na trilha sonora de bandas colombianas e na atuação dos protagonistas e dos atores mais velhos.

    O filme tem uma premiada carreira em grandes festivais mundiais: foi selecionado nos festivais de Toronto, Tóquio, Biarritz, Nantes, entre outros, e recebeu o prêmio especial do júri Cineastas do Presente no Festival de Locarno, Suíça, em 2014 e foi exibido em maio em cinemas de Paris.

    Este é o segundo longa de Navia, que dirigiu em 2009 El vuelo del Cangrejo, ganhador do prêmio da crítica internacional Fipresci na Berlinale em 2010, sendo selecionado em mais de 70 festivais. Agora está produzindo Epifania, seu terceiro longa-metragem.

    Confira o site do filme.

    Foto: Reprodução/UFSC

    Fonte: UFSC

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.