Por Victor Farinelli.
A Super Terça começou com boas notícias para o ex vice-presidente Joe Biden, que disputa o direito de ser candidato nomeado pelo Partido Democrata nas eleições presidenciais desde ano, nos Estados Unidos.
Até o momento, ele já garantiu uma ampla vitória no estado de Virgínia, com 51% dos votos, contra 25% de Bernie Sanders, o que significar que ficará com a grande maioria dos 99 delegados em disputa.
Sanders também teve uma vitória por ampla margem no estado de Vermont, o que já era esperado, já que é o estado que ele representa como senador. Porém, somente 16 delegados são distribuídos nessa prévia, e embora ele deva ficar com todos, não compensa a vitória de Biden na Virgínia.
Além disso, uma projeção da CNN indica que Biden também ganhará na Carolina do Norte, com cerca de 55% dos votos, contra não mais de 23% de Sanders.
Vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Barack Obama (2009-2017), Biden é o favorito do establishment do Partido Democrata.
Já Bernie Sanders, que vinha liderando a disputa nacional até então, começou mal esta jornada, mas sua campanha aposta em uma virada nos dois principais estados que terão prévias nesta terça-feira: Califórnia e Texas, onde ele aparece liderando as pesquisas.