Por Gustavo Castillo.
Cidade do México. A Comissão Nacional de Segurança (CNS) deu a conhecer a detenção de Henry Javier Hernández, considerado um dos homicidas da ativista hondurenha Berta Isabel Cáceres Flores.
O suposto assassino foi preso por agentes da Polícia Federal em um operativo conjunto com efetivos do Exército Mexicano e pessoal do Instituto Nacional de Migração (INM), na cidade de Reynosa, Tamaulipas.
Berta Cáceres foi assassinada em 3 de março de 2016 em sua casa, na cidade de La Esperanza, a 180 quilômetros de Tegucigalpa, capital de Honduras, por homens armados.
+ Documentário ‘Guardiã dos Rios’ mostra a luta de Berta Cáceres em defesa d’água em Honduras
+ Carta da mãe da lutadora social hondurenha Berta Cáceres, recentemente assassinada
+ Berta Cáceres: a mulher que se multiplicou em milhões
No México, de acordo com informação da CNS, se estabeleceram linas de investigação que permitiram achar o imputado, por quem a Interpol emitiu alerta vermelho, e segundo as autoridades mexicanas também foi identificado como ex-militar hondurenho.
O imputado foi trasladado para o Instituto Nacional de Migração, onde se revisa sua situação migratória, para posteriormente iniciar o processo de deportação para entregá-lo às autoridades requerentes.
—
Fonte: La Jornada.