O presidente da Itália, Sergio Mattarella, nomeou nesta 2ª feira (28.mai.2018) o ex-oficial do Fundo Monetário Internacional e economista Carlo Cottarelli, 64 anos, a primeiro-ministro interino da Itália. A decisão veio após Mattarella vetar a indicação feita pelo antes candidato a primeiro-ministro Giuseppe Conte para ministro de Finanças.
Conte havia escolhido o economista Paolo Savona, de 81 anos, conhecido por seu posicionamento eurocético (descrença na União Europeia), para o Ministério das Finanças. Em 1 momento de tensão entre o governo italiano e a UE, Mattarella vetou o nome. De acordo com o presidente, Savona seria 1 empecilho na confiança dos investidores na economia italiana e prejudicaria a dívida do governo.
Giuseppe Conte desistiu do cargo no domingo (27.mai) após uma reunião com o presidente. “Agradeço ao presidente da República por ter me dado o mandato no dia 23 de maio“, declarou.
Após reunião nesta 2ª com o presidente, Cottarelli afirmou que apresentará 1 programa de governo ao parlamento até as próximas eleições, que devem ser realizadas no início de 2019. A tentativa é de formar uma frente que trabalhará com a UE para reintegrar a Itália no bloco, que passa por 1 período de turbulência.