Presidente do Ibama se reuniu com madeireiros multados antes de flexibilizar regras

Empresários somam mais de 2,6 milhões de reais em sanções

Brigadista encontra um tamanduá morto em uma área de floresta desmatada e queimada no município de Apuí, Amazonas – Foto Bruno Kelly/Amazônia Real

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, reuniu-se com empresários do setor madeireiro do Pará dias antes de flexibilizar regras para a exportação da madeira nativa, segundo divulgou o jornal O Globo nesta quinta-feira 26.

De acordo com o veículo, o Ibama confirmou a participação de Bim no encontro, em 6 de fevereiro, na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

O Instituto disse que o motivo foi “a revogação parcial da IN 15/2011”, referindo-se à Instrução Normativa nº 15, que determinava que a exportação da madeira nativa só poderia ocorrer após o órgão emitir autorização. O Ibama e o Ministério do Meio Ambiente negaram ao veículo que Ricardo Salles tenha pedido a Bim que ele mudasse as normas, acrescenta o jornal.

Entre as madeireiras que Bim recebeu na reunião, estão duas empresas que somam mais de 2,6 milhões de reais juntas. Após 19 dias, o presidente do Ibama liberou a exportação da madeira nativa sem que seja necessária a permissão do órgão. A norma servia para inibir a extração ilegal, mas empresários apontavam excesso de burocracia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.