Presidente da Colômbia investigado por financiamento ilegal

Foto: Arnd Wiegmann/Reuters
Presidente Iván Duque é investigado por financiamento ilegal em campanha à presidência da Colômbia

Redação: Rádio França Internacional

O Conselho Nacional Eleitoral, órgão de controle das eleições na Colômbia, anunciou nesta terça-feira (11) que abriu uma investigação pela suspeita de financiamento ilegal na campanha do presidente Iván Duque, eleito em 2018. A suspeita é de que o empresário venezuelano Oswaldo Cisneros tenha repassado ilegalmente US$ 300 mil à campanha do partido Centro Democrático.

Em um comunicado, o conselho anunciou ter aberto um “inquérito preliminar” contra o então candidato e seu partido pela “suposta violação dos regulamentos eleitorais sobre o financiamento de campanhas políticas”. A entidade vai analisar as contas do partido durante a disputa que o elegeu presidente até 2022.

A origem da investigação são gravações feitas pelo Ministério Público colombiano em que os supostos repasses são citados.

As conversas envolvem uma ex-colaboradora do ex-presidente Álvaro Uribe – apoiador de Duque e sobre quem há um mandado de prisão domiciliar em outro processo -, a diretora do Centro Democrático, Nubia Martínez, e um suposto narcotraficante, assassinado no Brasil em 2019.

Doações de estrangeiros são proibidas

Nestes áudios, “fala-se de supostas contribuições econômicas do magnata venezuelano Oswaldo Cisneros em um valor de US$ 300 mil”, afirma o comunicado do CNE. Na Colômbia, as contribuições de estrangeiros para campanhas eleitorais são proibidas.

Após a divulgação dos áudios, Martínez afirmou que a frase foi fruto de um equívoco e que queria dizer que havia oferecido ela mesmo dinheiro, mas que a doação nunca foi efetuada, de acordo com a revista colombiana Semana.

Esta não é a primeira suspeita sobre o financiamento da campanha de Duque. Em março, outra investigação foi aberta pela Corte Suprema de Justiça da Colômbia para averiguar a compra de votos feitas pelo ex-presidente Uribe em favor de Iván Duque.

(Com informações da AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.