Depois de anos de mobilização da juventude pessoense em busca do direito ao transporte gratuito enfim é instituído o passe livre para estudantes nos transportes coletivos. Desde 1996 quando a empresa estatal de transporte – SETUSA – foi privatizada os estudantes da capital buscam reconquistar o direito de ir e vir. Há 10 anos, ocorrem manifestações estudantis e enfim o direito volta a ser garantido.
O projeto anunciado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) na última quarta (10) ainda é restrito aos estudantes da rede municipal de ensino – um total de 55 mil estudantes.
Os estudantes terão duas passagens gratuitas por dia para ir e voltar da escola. Serão instalados validadores nas escolas onde cada estudante ao validar seu cartão terá sua passagem de volta autorizada. Até a instalação dos aparelhos validadores, cada estudante matriculado na rede pública de ensino municipal ganhará gratuitamente a recarga de seu passe municipal, sem precisar de validação.
Segundo informações do site da prefeitura o pagamento das passagens dos estudantes será financiado com recursos da Secretaria de Educação do município. Na solenidade de lançamento do programa, prefeito e secretário de Educação ressaltaram a importância da garantia da gratuidade para evitar a evasão escolar. Na contramão das políticas de mobilidade urbana implementada nas demais capitais brasileiras, o passe livre em João Pessoa só foi possível graças à mobilização da juventude.
Os movimentos de juventude presentes na solenidade de lançamento do programa já deram o recado: queremos mais! Segundo Enver José, militante do Levante Popular da Juventude, “a grande maioria dos estudantes que utiliza o sistema de transporte da capital frequenta a rede estadual de ensino e não estão contemplados no programa. Além disso, nossa luta é pela gratuidade em todos os horários, sem restrição, assim como era nos tempos do SETUSA”.
As organizações de juventude da cidade já começam a articular mobilizações pela ampliação do direito. A principal lição dessa conquista é: só com mobilização de rua e unidade nossos direitos serão garantidos.
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/12639
Foto: www.pbagora.com.br