Após denúncia no JTT feita pelo Movimento de Mulheres Olga Benário sobre a falta de acesso a creches em Florianópolis, a Secretaria da Educação enviou e-mail à produção do jornal alegando que a lista de espera para a educação infantil está zerada na rede municipal. Segundo a secretaria, “todas as crianças que se encontravam inscritas, aguardando por uma vaga em creche foram contempladas no final de 2021”.
Em resposta à mensagem, Juliana Matheus, membra do Mov. Olga Benário, manifesta que a Prefeitura não destina esforços para fazer um mapeamento da demanda de creches e, portanto, fica aquém da situação crítica. Além disso, a alternativa de creches de meio-período, apesar de aumentar a quantidade de vagas, não resolve a problemática das mães trabalhadoras, que precisam de creches de tempo integral para seus filhos. Entre as novas creches apresentadas, consta a unidade do Pântano do Sul que estava em reforma há quatro anos.
O movimento de mulheres levou a reivindicação das mães à Prefeitura. Na Secretaria, as mães com seus filhos foram recebidas pela guarda municipal munida de spray de pimenta.
O JTT – A Manhã com Dignidade está aberto para ouvir a Secretaria de Educação sobre a situação das vagas de creches em Florianópolis.
Assista: