Povos indígenas no Norte do Rio Grande do Sul exigem um basta a tese genocida do Marco Temporal

Fotos: Via lideranças Kaingang.

Por Claudia Weinman e Ivan Cesar Cima, com fotos das lideranças Kaingang.

Os povos indígenas do Sul do Brasil estão ocupando as rodovias nesta quarta-feira, para dar um basta a tese genocida do Marco Temporal. Nas imagens, a mobilização Kaingang no norte do Rio Grande do Sul, onde diversas comunidades retomaram a luta contra o Marco Temporal e em favor das garantias constitucionais dos direitos dos povos indígenas. As mobilizações ocorrem em Iraí, na BR-386, em São Valentim, na RS-480 e em Getúlio Vargas, na rodovia que corta a Terra Indígena Ventara.

Votação: 
Nessa quarta-feira, dia primeiro de setembro, os ministros do STF irão analisar a ação de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à Terra Indígena (TI) Ibirama-Laklãnõ, onde também vivem os povos Guarani e Kaingang. Com status de “repercussão geral”, a decisão tomada neste julgamento servirá de diretriz para a gestão federal e todas as instâncias da Justiça, também como referência a todos os processos, procedimentos administrativos e projetos legislativos no que diz respeito aos procedimentos demarcatórios.
Entenda como deve funcionar a votação:

O Marco Temporal representa a ampliação do genocídio indígena. Essa tese poderá ser utilizada para dizer que os povos indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam na data de promulgação da Constituição Federal – 5 de outubro de 1988, ao contrário da “teoria do indigenato”, que reconhece o direito dos povos indígenas sobre suas terras como um direito originário.
Assista ainda:

A tese do Marco Temporal só beneficia a bancada ruralista, o agronegócio destruidor da vida e do meio ambiente, que responde aos interesses de um governo responsável por ceifar a vida de quase 600 mil brasileiros na pandemia da covid-19 e, nesse cenário do coronavírus, entre os povos indígenas, foram registrados mais de 58 mil casos de pessoas afetadas com a doença, mais de mil vidas perdidas e 163 povos atingidos.
Confira as fotos das mobilizações hoje no Sul do país: 
Fotos: Via lideranças Kaingang.
Fotos: Via lideranças Kaingang.
Fotos: Via lideranças Kaingang.

Mais fotos na BR-386 – Por Douglas da Rosa:

Fotos: Douglas da Rosa.
Fotos: Douglas da Rosa.
Fotos: Douglas da Rosa.
Fotos: Douglas da Rosa.

Leia também:

 

STF retoma julgamento histórico sobre o “marco temporal” nesta quarta, 1º de setembro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.