Produtoras, cantoras, compositoras, instrumentistas que atuam na cena da música catarinense, nascidas ou não no território local, podem se cadastrar no portal Elas por Elas: Mulher na Música Catarinense. O Portal vai levantar dados cartográficos de artistas profissionais que atuam em três categorias: cultura popular, música contemporânea e música erudita. Contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, da Fundação Catarinense de Cultura, a plataforma será lançada no próximo sábado (8), às 19h, pelo canal Café Maestro Produções no Youtube, e pelo site www.elasporelas.art.br. Será uma noite de confraternização com a participação de conselheiras editoriais e outras convidadas.
Na ocasião do lançamento, o Portal vai homenagear mulheres históricas que marcaram a música catarinense como Rute Gleber, na produção erudita, Neide Mariarrosa, na contemporânea, e Zenaide Maria de Souza, na cultura popular.
Como desdobramento do mapa, o Portal pretende ser uma espécie de palco virtual, aglutinador de produções culturais dessas profissionais cadastradas, além de fomentar uma rede de articulação entre elas. No espaço “Nosso Palco” haverá exposição permanente de produções musicais, audiovisuais e debates relacionados aos trabalhos e narrativas das compositoras e cantoras mapeadas.
Release completo com entrevistas aqui https://docs.google.com/
Lançamento do Portal Elas Por Elas
Data: 8 de maio de 2021 (sábado)
Horário: 19h
Onde: https://www.youtube.com/watch?
Site: www.elasporelas.art.br
Redes sociais: https://instagram.com/
Paula Guimarães | jornalista