Portal Desacato, mais um ano e nova etapa

2007 – 25 de agosto – 2011

Aos colaboradores, leitores e amigos

Fundado em 25 de agosto de 2007 com o formato de Revista Virtual, o Portal Desacato continua fiel aos seus princípios comunicacionais e ao seu estilo. Aprofunda conceitos e trilha com mais intensidade a cada dia o caminho em defesa da Soberania Comunicacional e o Democrático e Transversal Direito das pessoas a receber e emitir a informação que os meios monopólicos de incomunicação negam ou rebaixam.

Em agosto de 2010, às vésperas do 3º aniversário, Desacato mudou sua página modernizando seu projeto e acrescentando mais colaboradores, ampliando qualidade nos conteúdos escritos, gráficos e audiovisuais. Também, nesta fase, iniciou suas experiências de retransmissões e transmissões nacionais e internacionais Ao Vivo, e afirmou seu propósito de serviços com parcerias pontuais que elevaram sua capacidade de manter informado ao leitor usando diversas técnicas. As retransmissões ao vivo desde Honduras, a transmissão ao vivo do Congresso do Sindprevs, a incorporação das criações gráficas de Zardoyas e as histórias de Lloyd Dangle, mais as traduções exclusivas de longa-metragens e audiovisuais, o lançamento do Observatório dos Direitos Humanos Isis Obed Murillo, entre outros espaços especiais, aumentaram notavelmente a quantidade e qualidade de leitores. Finalmente, Desacato iniciou seu serviço Twitter que permitiu acompanhar ao vivo momentos históricos como a marcha da 2ª Frota da Liberdade, o retorno do Presidente Zelaya a Honduras, as mobilizações do M15, as agressões a Gaza e as Mobilizações Estudantis no Chile. Percebemos a qualidade dos seguidores do Desacato no twitter: agências de comunicação, jornalistas, ambientalistas, lideranças sociais, movimentos de gênero e raça, escritores, livre pensadores e estudantes.

Porém, essas incorporações e melhoras nos levam a um desafio ainda maior, que já era almejado desde o momento, em que, em 2008, a partir dos Encontros Pela Soberania Comunicacional, organizados junto a Pobres & Nojentas, e com a importante participação da AGECON (Contestado). Desacato compreendeu que era necessário consolidar-se como veículo de comunicação e iniciar uma tarefa em Rede, com parceiros de similar visão do mundo, e organizar formas mais ousadas de desenvolvimento e criação de fontes de trabalho e projetos culturais. De alguma maneira, a temática jornalística e o sentimento cultural (representados nas pessoas escolhidas nas duas edições de entrega do Prêmio Volodia Teitelboim) prenunciava a necessidade de incorporar a ferramenta que permitisse esse passo. Surge então a construção de um Coletivo maior, de Núcleos que atendam especialmente as temáticas que aborda o Portal e, uma estrutura administrativa leve e solidária. Para isto tornar-se possível, por segunda vez, o Portal abriu as portas a jovens comunicadores sociais e jornalistas.

O privilégio imenso, incalculável, de manter todos nossos colaboradores nacionais e internacionais desde o início, amplia-se com a participação de um coletivo de mais de 10 novos companheiros, que conformam o recentemente formado Núcleo Santa Catarina/Brasil, e vêem contribuir na formação Cultural, Técnica, Administrativa e Promocional do Portal Desacato.

O leitor compreenderá que este novo passo, sem dúvida, traz uma responsabilidade maior, mais constante e cotidiana que exige da diária formação comunicacional, política e social, para que o resultado seja, invariavelmente, a dinamização de mais este ponto de transparência no universo virtual que procura um mundo livre de injustiça, violência, discriminação, agressão ambiental, ignorância e desumanização, que ainda o modelo capitalista nos impõe.

Contamos com o leitor para seguir transitando o caminho da Liberdade e da Soberania Comunicacional.

Portal Desacato – Ano V

4º Aniversário “Servindo aos Invisíveis”

25 de agosto de 2011

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.