Por uma tatuagem sobre autismo! O caso de Neri Alvarado, outro migrante venezuelano sequestrado em El Salvador

O governo de Donald Trump deportou injustamente cidadãos sem provas, acusando-os de estarem ligados ao Trem de Aragua, sendo um dos casos mais ultrajantes o de Neri Alvarado, um migrante venezuelano honesto enviado para a megaprisão de El Salvador apenas por ter tatuagens.

O migrante venezuelano, que trabalhava como padeiro em Dallas, foi detido pela Polícia de Imigração e Alfândega (ICE por suas siglas em inglês) em fevereiro. Durante seu interrogatório, os agentes o questionaram sobre suas tatuagens, uma das quais é uma fita de conscientização sobre o autismo em homenagem a seu irmão de 15 anos.

Após verificar seu telefone e não encontrar nenhuma ligação com o Trem de Aragua, um agente lhe garantiu que ele não tinha nada a ver com a gangue. No entanto, dias depois, ele foi transferido sem explicação para a megaprisão em El Salvador.

A deportação de Alvarado e de outros 238 migrantes venezuelanos para El Salvador responde a uma estratégia do governo Trump para justificar sua política de imigração repressiva. De acordo com fontes judiciais, a operação foi negociada em segredo durante semanas, com a participação do Secretário de Estado Marco Rubio.

Migrantes venezuelanos em El Salvador

O Centro de Confinamento de Terrorismo (CECOT) é conhecido por suas condições desumanas. Os prisioneiros são superlotados, privados de visitas e submetidos a tratamento degradante. Um fotógrafo da revista Time confirmou que os venezuelanos foram espancados e humilhados ao chegarem à prisão.

Uma deportação injusta que mostra a brutalidade da política de imigração de Trump. A família e os parentes de Alvarado denunciaram que as autoridades enganaram os deportados, fazendo-os acreditar que voltariam para a Venezuela e não para uma prisão em El Salvador.

Neri Alvarado é apenas uma das muitas vítimas dessa política de perseguição, que busca criminalizar os migrantes venezuelanos sem provas, em uma tentativa de fortalecer a agenda xenófoba da Casa Branca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.