Por uma moda sem tóxicos

Por Marietta Harjono.

Campanha de Tóxicos, Greenpeace Internacional

Cadeia tóxica – Resultados de Testes de Produtos

Você compra roupas na Zara? Se sim, saiba que as suas roupas contêm perigosas substâncias químicas.

Em abril de 2012, compramos roupas das 20 maiores marcas de roupa e os testamos. Esta página contém exemplos dos resultados que encontramos, entre eles o amplo uso de etoxilatos de nonilfenol, que se quebram no meio ambiente e formam substâncias químicas que são interferentes hormonais, que modificam a maneira como os hormônios naturais atuam em nosso corpo. É importante ressaltar que não se sabe se os níveis de compostos químicos detectados constituem risco direto à saúde dos usuários dessas roupas. No entanto, essas substâncias podem provocar uma variedade de efeitos prejudiciais à saúde humana e outros organismos quando liberados no meio ambiente. A única maneira de lidar com elas é conseguir que as marcas parem completamente de usar essas substâncias e encontrem alternativas mais seguras.

Veja as imagens abaixo e compartilhe-as nas redes sociais para pressionar essas marcas a se desintoxicar e tornar suas atividades mais limpas. Para mais detalhes, faça o Download do Relatório Completo ou visite nossa página de Prioridade para Eliminação de Substâncias Químicas.

**********

Chega de vítimas da moda

A Zara é, hoje, a maior marca no mundo da moda. Nós testamos roupas da Zara no começo do ano e encontramos produtos químicos que são conhecidos por se fracionar quando entram em contato com a água e formar substâncias que alteram a forma como os hormônios naturais atuam no corpo humano. Também encontramos traços de substâncias cancerígenas que são liberadas a partir de corantes.

Mesmo se você não comprar roupas lá, as substâncias químicas liberadas pelas centenas de fornecedores da Zara e pelas milhões de roupas produzidas podem ser encontradas no ambiente e te afetar, pois, muitas vezes, esses produtos são lançados em cursos d’água em todo o mundo. Vestígios de substâncias cancerígenas que são liberadas a partir de corantes também foram identificados nas amostras.

A Zara precisa limpar sua produção e se desintoxicar.

Acreditamos que a moda não precisa poluir. Grandes marcas como H&M e Marks and Spencer já se comprometeram a limpar suas cadeias de fornecimento e a se desintoxicar. Mas até agora a ZARA, a maior varejista do mundo, permanece em silêncio.

Mais sobre a campanha

A campanha Detox do Greenpeace quer parar a contaminação e a poluição de cursos d’água com produtos químicos perigosos, incluindo aqueles que permanecem no ambiente e que alteram o funcionamento dos hormônios no corpo humano. Lançada em 2011, a campanha Detox expôs a relação entre fábricas têxteis que contaminam a água e muitas das maiores marcas de roupa do mundo.

Como resposta à pressão dos consumidores, parceiros e de fashionistas, Nike, Adidas, Puma, H&M, Marks & Spencer, C&A e Li-Ning se empenharam em se desintoxicar.

Outras grandes marcas ainda precisam responder urgentemente ao desafio de se desintoxicarem, inclusive a ZARA, a maior varejista do mundo da moda. Seu tamanho, poder e influência fazem com que eles sejam cruciais para a desintoxicação do mundo da moda. Nós testamos roupas dessas marcas e encontramos vestígios de produtos químicos perigosos, incluindo substâncias cancerígenas provenientes de corantes. A ZARA claramente é parte do problema.

No entanto, ao trabalhar com seus fornecedores e ao mudar para alternativas não perigosas, a ZARA pode se tornar parte da solução.

Para participar da campanha e convencer a ZARA a se desintoxicar clique aqui.

Nós não podemos limpar as fábricas, os rios e a indústria têxtil sem ela.

Com uma pequena doação, você estará ajudando a expor o trabalho sujo que é feito longe das vitrines bonitas. Junte-se a nós.

Fonte: Adital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.