Por @qualmascara / Twitter
Três países já adotaram medidas na direção de máscaras melhores. A preocupação comum a eles é a alta transmissibilidade das novas variantes do vírus. Mas as variantes não mudaram as formas de transmissão, apenas sua intensidade. Então por que agora?
A pista está nos espaços: no geral, lugares fechados, já que é neles que a transmissão via aerossóis se torna mais provável. Países como Japão já consideravam essa uma forma importante de transmissão do vírus desde o início de 2020, enquanto a OMS o fez apenas em novembro.
O que isso significa? Que as variantes não mudaram a forma de transmitir o vírus: ao serem mais transmissíveis, obrigaram os governos a considerar e discutir de novo as medidas e informações mais atualizadas no combate ao vírus.
Por isso, além de usar uma boa máscara, evitem espaços fechados sempre que possível. Lembrem-se que a #COVIDpeganoar e que uma máscara bem ajustada, distanciamento e ventilação são mais importantes que higienizar as superfícies com álcool.
Por que países da Europa passaram a exigir ou recomenda ro uso de n95/pff2? E por que isso importa aqui no Brasil? ?? pic.twitter.com/rAIuDE71Ea
— Qual Máscara? (@qualmascara) February 14, 2021
Leia mais:
Governo promete zerar pauta de projetos no primeiro semestre