Segundo cita o sítio online da Câmara de Deputados ” O Projeto de Lei 4125/21 estabelece que as cotas para ingresso nas universidades públicas federais serão destinadas exclusivamente aos estudantes de baixa renda. O texto, do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), está em análise na Câmara dos Deputados.
A proposta altera a Lei de Cotas de Ingresso nas Universidades (Lei 12.711/12) para proibir a “discriminação positiva para o ingresso nas instituições de ensino com base em cor, raça ou origem”.
Nesse sentido, o projeto revoga os artigos da lei que hoje reservam vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência nas instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio.”
A tentativa de voltar a um passado racista, injusto e excludente na educação universitária brasileira, foi o tema da conversa de Luis BL na sua coluna, “Papo da Quebrada”, com Sônia Lamego, Doutora pelo PPEGC/UFSC. Professora de Administração no ensino superior desde 1996 e no IFC Instituto Federal Catarinense desde 2010.
Assista esta importante intervenção no JTT de ontem, 22 de fevereiro, desde o começo, no vídeo abaixo: