Por Majed Abusalama.
Eu juro que a reputação dos alemães e das empresas alemãs de serem eficientes e pontuais é errada. Posso falar mais sobre isso em detalhes desde os espaços de trabalho até a pior burocracia que já experimentei nos quatro países que vivi nos últimos 10 anos, e além dos espaços públicos e serviços ineficazes que traumatizam muitos alemães, mas principalmente não alemães e principalmente aqueles migrantes negros que sempre experimentam racismo e discriminação. Não quero falar sobre como acho que os migrantes têm o poder de fazer da Alemanha o que ela é hoje.
No entanto, estou agora novamente em frente ao meu terceiro trem somente neste último mês, que está novamente atrasado.
Anos com dezenas de trens alemães, 90% deles não chegam a tempo. Sempre tive que esperar longas horas, perder minhas conexões, me perder por horas em diferentes cidades para chegar ao meu destino. Da última vez que viajei entre a Suíça e a Bélgica, mudei de trem 5 vezes e cheguei 4 horas após minha chegada programada. Não consegui participar de muitas reuniões, de um casamento e muito mais.
Ainda não encontro palavras para descrever o quão ansioso fico quando começo a planejar qualquer uma de minhas viagens e ainda tenho esperança de ter a sorte de pegar um dos trens no horário. Tento ao máximo usar trens para viajar há alguns anos, uma promessa que fiz a minha parceira para ser mais responsável ambientalmente e contribuir um pouco para salvar nosso planeta. Entretanto, se o Deutsche Bahn Personenverkehr não resolver este tráfego ferroviário em Frankfurt, Colônia, Munique, Berlim e outras cidades, muitas pessoas não usarão trens. Precisamos tornar os trens confortáveis, baratos e menos incômodos para que mais pessoas possam usá-los e desfrutar de viajar com eles. Fazer bilhetes de trem de 9 euros não é suficiente para incentivar as pessoas a viajar com trens depois dos tempos de Covid. As medidas devem ser mais voltadas para a construção de uma infraestrutura de transporte mais forte na Alemanha. A saúde e a competência da empresa alemã de trens é importante para toda a Europa devido à sua localização central em um grande país como a Alemanha. Que possamos viajar em breve com trens mais eficientes e confortáveis, e espero chegar em casa hoje a tempo.
Majed Abusalama é palestino e mora na Alemanha.