Política Municipal de Atenção, Apoio e Acolhimento de pessoas LGBTI+ avança na Câmara Municipal de Florianópolis

Proposta de autoria da vereadora Carla Ayres (PT) está pronta para ser votada pelo Plenário

O Projeto de Lei de autoria da vereadora Carla Ayres (PT) para criar a Política Municipal de Atenção, Apoio e Acolhimento de pessoas LGBTI+ em situação de violência e/ou vulnerabilidade está pronto para ser votado pelo Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis. A iniciativa propõe o atendimento psicológico e social, bem como, o devido encaminhamento às respectivas redes de assistência e demais equipamentos sociais do município, das pessoas LGBTI+ que buscarem por esses atendimentos e se encaixarem no perfil socioeconômico. Se aprovada pela Câmara Municipal, a proposta pode representar um marco histórico na defesa dos direitos dessa população em Florianópolis.

O projeto que cria a Política Municipal de Atenção, Apoio e Acolhimento de pessoas LGBTI+ foi apresentado em junho de 2022 e já passou pelas comissões de Comissão de Constituição e Justiça; Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública; e, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero. O texto segue agora para votação no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, ainda sem data para acontecer.

Para a vereadora Carla Ayres, a aprovação do projeto pelas comissões representa uma sensibilidade do legislativo municipal frente às inúmeras violências sofridas por essa população e reflete, também, a urgência na efetivação de políticas públicas destinadas às pessoas LGBTI+. “Em 2019, o Plano Municipal de Políticas Públicas para LGBTI+ foi sancionado pela prefeitura, contudo, as políticas públicas previstas no documento ainda não saíram do papel. Por isso, temos buscado construir um diálogo junto aos movimentos sociais, ao Poder Executivo e ao Conselho Municipal LGBT de Florianópolis, no sentido de efetivarmos o Plano Municipal e assegurarmos os direitos dessa população na nossa cidade”. A parlamentar ainda destaca que a aprovação do projeto pode representar um marco histórico para as pessoas LGBTI+ de Florianópolis. “Há anos temos trabalhado para assegurar o respeito aos direitos e à dignidade dessa população na nossa cidade. Agora, temos a oportunidade de assegurar por lei, um direito que é fundamental para qualquer indivíduo, mas que muitas vezes ainda é negligenciado quando se trata de uma pessoa LGBTI+”.

Primeira mulher assumidamente lésbica, eleita para a Câmara Municipal de Florianópolis, Carla Ayres também tem um longo histórico de atuação em defesa da população LGBTI+ de Florianópolis. Frente a essa representatividade, a parlamentar foi convidada a ser uma das lideranças brasileiras no VI Encontro de Liderança Política LGBTI das Américas e o Caribe, que acontece entre os dias 20 e 22 de julho, na Cidade do México. O evento é considerado um dos maiores do gênero no Continente, reunindo mais de 1.350 líderes de mais de 40 países, desde a sua primeira edição.

Enviado pela Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.