O podcast Histórias Plurais veiculou, em 20 de setembro, o episódio “Trans UFSC“, em que aborda a construção da política de ações afirmativas para pessoas trans na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O episódio narra “como a universidade federal de um dos estados mais conservadores do Brasil aprovou a política de ações afirmativas para pessoas trans mais abrangente do país”, conforme descreve a jornalista Stefani Ceolla, que lançou o Histórias Plurais com a jornalista Carol Passos em setembro. As duas são estudantes da UFSC.
Para falar sobre o tema, foram entrevistadas as graduandas em Serviço Social Mariana Franco e Mirê Chagas, que fazem parte da Rede Trans UFSC e participaram do grupo de trabalho que construiu a política de ações afirmativas. O episódio também usa trechos de entrevista da vice-reitora Joana Célia dos Passos, que explica como estão sendo desenvolvidas as ações para combater os discursos de ódio no ambiente acadêmico.
O Histórias Plurais é um podcast do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio, que tem por objetivo falar de pessoas e situações relacionadas à diversidade, questões sociais e direitos humanos. O episódio “Trans UFSC” está disponível no Spotify e demais plataformas de áudio.
Mais informações sobre a Rede Trans UFSC no Instagram e pelo e-mail [email protected]