Uma bicicleta dentro do ônibus foi o motivo usado para prender três manifestantes que participaram do protesto contra o aumento da tarifa de transporte coletivo nessa quarta (22). Após prestar depoimento, os manifestantes detidos foram liberados. Diversos militantes foram à Delegacia de Polícia do bairro Boa Vista para acompanhar o caso.
Após o ato, no qual os manifestantes foram embora de ônibus, a polícia parou um veículo e exigiu a retirada da bicicleta. Como o transporte da bicicleta havia sido liberado pela polícia e pelo fiscal da empresa ainda no terminal, os manifestantes não concordaram com a retirada da bicicleta. Essa seria uma situação muito perigosa para a ciclista, já que há um longo histórico de perseguição aos movimentos sociais em Joinville. Por isso, os três militantes foram presos.
Durante a abordagem, um policial cochichou algo no ouvido de um manifestante, que em seguida questionou: “Você me ama, mas você me mata, capitão?”. Segundos antes esse mesmo manifestante foi agredido, como fica claro no vídeo.
Imediatamente o policial se virou e perguntou ao manifestante se ele iria lhe matar, invertendo a situação, mesmo que a pergunta do manifestante tenha sido muito clara. Veja o vídeo postado por um cidadão nas redes sociais:
Fonte: Portal Joinville.
Foto: Jéssica Michels.